Bovespa cai forte puxada por ações da Petrobras, após balanço da estatal
O mercado reage ao balanço da estatal divulgado na madrugada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O mercado reage ao balanço da estatal divulgado na madrugada
A Bolsa confirma a sinalização do Ibovespa Futuro e opera em queda consistente após a abertura da sessão, com destaque para o tombo dos papéis da Petrobras, que já chegaram a cair mais de 10%. O mercado reage ao balanço da estatal divulgado na madrugada, sem números auditados e sem baixas contábeis decorrentes das denúncias da Operação Lava a Jato. No exterior, as bolsas estão em compasso de espera pela decisão de política monetária do Federal Reserve, que será divulgada às 17 horas (de Brasília), portanto, com a sessão doméstica já nos ajustes finais.
Às 10h31, o Ibovespa estava em 47.856,19 pontos (-1,56%), após bater a mínima de 47.550 pontos (-2,14%), com Petrobras ON e PN derretendo 7,47% e 8,06% e liderando o ranking das maiores baixas. Apenas quatro papéis estavam em alta neste horário. Segundo o balanço da estatal, entre julho e setembro, o lucro líquido consolidado atribuído aos acionistas somou R$ 3,087 bilhões, um recuo de 38% ante o período imediatamente anterior. A companhia ressaltou que continua trabalhando para produzir as demonstrações financeiras revisadas pelo auditor externo no menor tempo possível.
De acordo com analistas, como a empresa, ao publicar números sem auditoria e sem as devidas baixas apenas cumpriu uma formalidade ao atender a obrigações em contratos de dívida (covenants), o balanço não representa a realidade. “Do ponto de vista patrimonial, de estrutura de ativos, essa peça contábil não tem efeito prático nenhum, dado que o mercado continuará especulando o tamanho da baixa, e, adicionalmente, sem o parecer dos auditores fica a dúvida sobre a confiabilidade da demonstração financeira”, disse o analista da CM Capital Marco Aurélio Barbosa, em comentário diário. “Do ponto de vista de crédito, novamente, trata-se de uma peça contábil sem valor no sentido de evidenciar a real situação econômico/financeira da empresa. Nosso entendimento é que a direção da empresa não tem total ‘domínio’ da situação ainda”, afirma.
Em Nova York, os índices futuros hesitam, uma vez que o principal evento da agenda está reservado somente para o final do dia. Às 10h23, o Dow Jones futuro caía 0,14% e o S&P 500 futuro subia 0,12%. O mercado aguarda o comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, atento a eventuais pistas sobre quando haverá mudança na política acomodatícia da instituição.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.