Pular para o conteúdo
Economia

Para Fiems, medidas do Governo são restritas e criam mais um imposto para indústria

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, avalia que a 2ª etapa do Programa Brasil Maior, plano de estímulos à economia anunciado nesta terça-feira (3) pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), demonstra que o Governo Federal está atento à mobilização do setor industrial que defende mais competitividade para produção nacional. “As medidas são importantes, mas não bastam […]
Arquivo -

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, avalia que a 2ª etapa do Programa Brasil Maior, plano de estímulos à economia anunciado nesta terça-feira (3) pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), demonstra que o Governo Federal está atento à mobilização do setor industrial que defende mais competitividade para produção nacional. “As medidas são importantes, mas não bastam para conter o processo de desindustrialização do País. O Governo precisa tirar taxas e não criá-las, pois, não adianta desonerar a folha de pagamento de 15 segmentos da indústria, se vai instituir uma compensação sobre o faturamento”, explicou.
 
Na avaliação de Sérgio Longen, o Governo Federal precisa adotar medidas que atendam a maioria do setor industrial. “Os empresários estão unidos para cobrar medidas essenciais que possam manter o ritmo da industrialização nacional”, ressaltou. Ele alerta que, no dia a dia, as indústrias enfrentam problemas que, muitas vezes, não são contemplados pelas medidas anunciadas, mas impactam no custo da produção, como, por exemplo, a tarifa de energia, o transporte e a pesada carga tributária.
 
O pacote
 
Entre as medidas anunciadas, o Governo reforçou ações sobre o câmbio, medidas tributárias, com a desoneração da folha de pagamento, e estímulos à produção nacional. Foram destacadas ainda medidas para reduzir o custo do comércio exterior e de defesa comercial. Outra medida é o incentivo ao setor de informação e comunicações. Foram divulgadas ainda melhores condições de crédito, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), e condições mais favoráveis para a indústria automobilística nacional. Sobre o câmbio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que as medidas terão caráter permanente, incluindo o aumento das reservas internacionais.
 
A política de aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também será mantida para taxar as operações especulativas. Por outro lado, a taxa básica de juros (Selic), que não tem como objetivo reduzir o câmbio, ajudará a evitar que os especuladores venham a investir no Brasil para garantir maior rentabilidade de suas aplicações. Em relação à folha de pagamento, foi anunciada desoneração da alíquota de 20% do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em contrapartida, o empresariado terá que recolher aos cofres do Governo de 1% a 2,5% do faturamento. As novas medidas devem beneficiar 15 segmentos da indústria – têxtil, confecções, couro e calçados, móveis, plásticos, materiais elétricos, autopeças, ônibus, naval, bens de capital (máquinas e equipamentos), mecânica, hotéis, tecnologia da informação, call center e design house (chips).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Condomínio residencial CH07 no Aero Rancho

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Motorista, envolvido com tráfico de drogas, ficou nervoso ao ver viatura da polícia no Tiradentes

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27