A primeira hora e meia do PPI (Programa de Pagamento Incentivado), popularmente conhecido como Refis, lotou a Central do Cidadão com interessados em garantir até 90% de desconto à vista em débitos de natureza imobiliária e econômica. 

No Refis, é possível negociar débitos inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não e com exigibilidade suspensa ou não. O programa é destinado para pessoas físicas ou jurídicas e visa garantir a remissão de dívidas de tributos municipais.

De acordo com o relatório da Divisão de Atendimento, foram emitidas 300 senhas na primeira hora e meia neste primeiro dia de renegociações.

A quantidade pessoas nas primeiras horas surpreendeu a equipe na Central de Atendimento ao Cidadão que, geralmente, vê maior procura nos três últimos dias de Refis. 

“É um volume muito maior do que o esperado para o primeiro dia. Acredito que quem antes deixou para a última hora viu que estava ficando muito tempo na fila de espera ou descobre algum débito e fica sem tempo para negociar. Então, neste ano preferiram antecipar”, explica Flávio Fagundes, da divisão de atendimento. 

Campo-grandenses se anteciparam

Cecília aproveitou para chegar cedo no Refis. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A dentista Cecília Benevides, de 57 anos, chegou por volta 08h na Central de Atendimento ao Cidadão porque pretende colocar em dia o IPTU de uma casa em que descobriu um débito de R$ 49 mil. 

“Vou ver aqui, mas acho que não vai ter como escapar disso”, ela avalia. 

Já o recepcionista José Gomes, de 55 anos, participa pela primeira vez do Refis desde que se mudou para Campo Grande. Ele chegou na primeira hora para resolver uma dívida desconhecida de um imóvel deixado pelo pai falecido. 

“É a primeira vez que venho aqui, sou Rio de Janeiro e estou há dois anos em Campo Grande. Vim aqui resolver a situação da minha mãe”, ele afirma. 

Como participar?

Refis segue até dezembro. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O prazo para participar segue até o dia 15 de dezembro. A emissão da guia DAM para pagamento à vista, parcelamento ou simulações de débitos pode ser feita pelo teleatendimento da Sefin, através do endereço eletrônico https://refis.campogrande.ms.gov.br.

No site, é preciso fazer um cadastro com login e senha para acessar as formas de pagamento com descontos. O pagamento pode ser efetuado em agências bancárias e na própria Central por meio de cartão de crédito, débito ou Pix.

O atendimento presencial ocorre na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, nº 2.655, Centro. O contribuinte pode comparecer ao local para negociar os débitos no horário das 8h às 16h.

Para saber mais detalhes sobre o que pode ser negociado no Refis, clique AQUI.