Filas demoradas e falta de informação lideram reclamações em bancos de MS
Essa semana, instituições receberam multas de até R$ 128 mil por irregularidades
Fábio Oruê –
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Reza a lenda que existe uma Lei que deve ser cumprida pelas agências bancárias em Mato Grosso do Sul, que diz que o atendimento não deve demorar mais de 15 minutos nesses locais, porém, segundo o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), as filas demoradas lideram as reclamações no Estado.
Conforme o órgão, a legislação determina como tempo razoável o máximo de 15 minutos em dias normais, 20 em dias de pagamento de servidores e recebimento de tributos e de 25 em véspera de feriados prolongados.
Inclusive, o órgão ‘distribuiu’ multas de até R$ 128 mil para instituições bancárias do Estado por descumprirem o CDC (Código de Defesa do Consumidor), nesta semana.
“O grande mote dessas autuações foi o não cumprimento da fila de espera, também falta de informação aos clientes nas contratações”, disse o Superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, ao Jornal Midiamax.
Foram 20 autos de infração contra 19 agências bancárias. Uma das agências chegou a ser multada em mais de R$ 128 mil, outras receberam multas menores de R$ 60 mil e R$ 15 mil.
“O respeito ao consumidor não está caracterizado, são vários processos, em várias instituições, várias reclamações individuais também onde o consumidor não teve a garantia do direito a informação”, explicou ele à reportagem.
Quais agências?
O Bradesco é a instituição que mais recebeu autos, sendo para uma agência de Terenos e outras sete em Campo Grande. Foi aplicada multa no valor de R$ 128.442,16 o que equivale a 2.876 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de MS).
Entre os que cometeram maior número de infrações está a Caixa Econômica Federal, com uma agência em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde foram aplicadas multas no valor de R$ 61.630,80.
No Banco do Brasil também ocorreram autuações em uma agência em Paranaíba e duas em Campo Grande, tendo uma delas sido autuada duas vezes, com multas aplicadas no valor de R$ 60.335,66, equivalente a 1.351 Uferms.
Além destas, o Itaú/Unibanco e o Santander tiveram uma agência autuada cada, sendo a do Santander em Paranaíba. O Itaú foi multado em 316 Uferms (R$ 14.112,56) e o Santander em 345 Uferms (R$ 15.406,70).
Filas demoradas e sob o sol
Na quarta-feira (30), a Caixa Econômica Federal está pagou parcela do Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 9. Porém, ao ir em busca de dinheiro, beneficiários encontraram espera de mais de 3h no sol, sem nem água para tomar.
Na agência da Caixa, na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, o idoso Doracílio de Souza, de 65 anos, está desde as 10h esperando por atendimento para sacar o auxílio, do lado de fora do local.
“Estou me sentindo mal, a gente fica sem almoço e sem água esperando. Já fui lá dentro duas vezes e falaram que eu tenho que esperar”, contou ao Jornal Midiamax. Doracílio deveria, pela lei, estar em fila preferencial, mas que é inexistente do local.
Até quem foi buscar outro tipo de serviço enfrenta o problema, como a doméstica Sueli Leite, que buscava transferir sua agência bancária de Aquidauana para a Capital.
“É uma falta de respeito, tem bastante idoso e está tudo enrolado. Não tem preferencial, isso não pode acontecer. Você fica em pé, no sol quente, desde as 10 horas”, reclamou.
Na Agência, aqueles que estão mais próximos da entrada conseguem uma ‘sombrinha’ nada refrescante, mas os demais precisam encarar o sol quente, em uma fila, que segundo eles, está muito desorganizada por falta de orientação dos funcionários.
Onde denunciar?
As denúncias podem ser formalizadas por qualquer consumidor que se sentir prejudicado em sua relação de consumo.
Para isso, pode se dirigir à sede do Procon Estadual à rua 13 de Junho, nº 930. Estão disponíveis também o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site do Procon e o número (9 9158-0088) para WhatsApp, liberado para contatos.
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