Com Auxílio Brasil, fila de banco dá volta no quarteirão e tem espera de mais de 3h em Campo Grande

Beneficiários que buscam o Auxílio Brasil enfrentam demora no atendimento

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Imagem ilustrativa. (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

Nesta quarta-feira (30), a Caixa Econômica Federal está pagando parcela do Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 9. Porém, ao ir em busca de dinheiro, beneficiários encontraram espera de mais de 3h no sol, sem nem água para tomar.

Na agência da Caixa, na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, o idoso Doracílio de Souza, de 65 anos, está desde as 10h esperando por atendimento para sacar o auxílio, do lado de fora do local.

“Estou me sentindo mal, a gente fica sem almoço e sem água esperando. Já fui lá dentro duas vezes e falaram que eu tenho que esperar”, contou ao Jornal Midiamax. Doracílio deveria, pela lei, estar em fila preferencial, mas que é inexistente do local.

Na Agência, aqueles que estão mais próximos da entrada conseguem uma ‘sombrinha’ nada refrescante, mas os demais precisam encarar o sol quente, em uma fila, que segundo eles, está muito desorganizada por falta de orientação dos funcionários.

(Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

Até quem foi buscar outro tipo de serviço enfrenta o problema, como a doméstica Sueli Leite, que buscava transferir sua agência bancária de Aquidauana para a Capital.

“É uma falta de respeito, tem bastante idoso e está tudo enrolado. Não tem preferencial, isso não pode acontecer. Você fica em pé, no sol quente, desde as 10 horas”, reclamou.

Quem também foi por conta do benefício, é a cozinheira Ramona Gimenes, de 53 anos, que estava atrás de regularizar o Aplicativo Caixa Tem.  

“As pessoas vêm por causa do dinheiro que o governo liberou e a gente tem que passar por isso. É desumano. Falam que o dinheiro está na conta, mas não está. Aí vem a demora, o sol, a fome, o calor e ficar em pé por horas”, indignou-se.

O trabalho ou Auxílio Brasil

A consultora de vendas Greici Mary, de 25 anos, é outra que teve problemas com o aplicativo e precisou faltar um dia de serviço para resolver a pendência, junto com os dois filhos, de 5 e 2 anos.

“É desconfortante. No meu caso, eu não tenho dinheiro e você vem para cá [com duas crianças] sabendo que tem gasto para comer e beber. E aí te atendem desse jeito. É muita falta de respeito. Você falta emprego e muitas vezes não resolve o problema”, relatou ela, que estava esperando desde as 10h40.

Outro que estava deixando o trabalho de lado para estar no banco é o técnico em instalação, Francisco Assis, de 30 anos. Ele chegou às 11h para aproveitar seu horário de almoço.

“Passou do meu horário de almoço, estou perdendo o meu trabalho, vou tomar advertência”, lamentou ele, que foi solicitar um cartão e fazer um saque.  

A Caixa Econômica Federal foi procurada pela reportagem e explicou em nota no dia 31 que: “permanece realizando ações para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. Nesse sentido, o banco ampliou o número de empregados e colaboradores para fortalecer a sua rede de atendimento.

A Agência Aero Rancho recebeu três novos empregados desde outubro de 2021. A unidade funciona das 11h às 16h, sendo que antes da abertura a unidade realiza recepção qualificada e triagem do atendimento. Ressaltamos que as pessoas não precisam madrugar para ir ao banco e que todos os clientes que chegam até as 16h são atendidos no mesmo dia.

O banco realiza os protocolos de prevenção à Covid-19, priorizando o controle e mitigação dos riscos de transmissão, por isso limita o acesso às unidades em 50% dos assentos disponíveis.

A CAIXA assume papel estratégico ao viabilizar as políticas sociais do Governo Federal e a prestação de assistência à população que mais precisa, em especial no pagamento de benefícios sociais. Nesse momento, o banco está realizando o pagamento do Auxílio Brasil e do Abono Salarial para milhões de beneficiários.

A CAIXA começou a receber, nesta segunda-feira (28/03), os pedidos de contratação do SIM Digital – Crédito CAIXA Tem para pessoas físicas e jurídicas. Os interessados podem realizar os procedimentos necessários para a contratação do microcrédito, como atualização cadastral e a atualização da versão do aplicativo CAIXA Tem.

O prazo para análise do pedido de crédito é de até 10 dias. Clientes pessoa física podem solicitar o empréstimo diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, sem necessidade de ir ao banco. Para microempreendedores individuais, o empréstimo é solicitado em qualquer agência da CAIXA. Mais informações sobre o SIM Digital – Crédito CAIXA Tem podem ser obtidas em www.caixa.gov.br/credito-caixa-tem.


Para maior comodidade dos clientes, seguem os endereços da rede lotérica nas proximidades da agência:


■ Lotérica Aero Rancho: Av. Arquiteto Vila Nova Artigas, 760 – Conj. Aero Rancho
■ Lotérica Premium: Rua da Península, 375 – Coophavilla II

■ Lotérica O Vitorioso: Av. Gen. Alberto Carlos Mendonça Lima, 2696 – Jardim São Conrado

A CAIXA também possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos).


Mais informações sobre o atendimento da CAIXA podem ser consultadas nas redes sociais do banco:

www.twitter.com/caixa
www.facebook.com/caixa
www.instagram.com/caixa
www.youtube.com/canalcaixa

(Matéria editada dia 31/03 às 10h50 para acréscimo de posicionamento)

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