O comércio da região Central de já deu o pontapé para a , data inspirada em evento de vendas americana. A Black Friday acontecerá somente no dia 27 de novembro, mas no Centro já é possível encontrar produtos com mais de 20% de desconto.

Atentos a famosa ‘black ’, os consumidores que encontrarem produtos “pela metade do dobro” podem acionar o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) Estadual para denunciar as propagandas enganosas.

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, diz que a denúncia pode ser feita pelo meio virtual ou presencialmente na sede da superintendência do órgão, na Rua 13 de Junho, 930, Centro. O consumidor que preferir realizar a denúncia sem precisar se deslocar, tem outras opções.

As denúncias poderão ser encaminhadas por meio do ‘Faça aqui sua reclamação’, disponível no site do Procon, clicando aqui. Há também o aplicativo ‘MS Digital’ que possibilita que os internautas façam as denúncias ao Procon. A plataforma está disponível para Android e iOS.

Os consumidores que perceberem enganação nas promoções durante o período de Black Friday também podem denunciar por telefone no 151 (disque denúncia), (67) 3316-9800 ou (67) 99158-0088, que é WhatsApp.

“Pelo dobro da metade” na internet

As ofertas na internet durante a Black Friday também são o grande alvo dos consumidores, que estão ligados nos preços dos produtos. Caso o internauta perceba que o preço praticado não tem desconto nenhum e que tudo não passa de uma enganação, é possível denunciar a empresa suspeita de fraude.

Basta acessar a página ‘Consumidor’, disponibilizada pelo . Para denunciar propagandas enganosas na Black Friday, acesse a página inicial do site e clique sobre a barra de busca. Em seguida, insira o nome da empresa que deseja denunciar.

Selecione o resultado que aparecer e clique na opção “Registrar Reclamação”. Depois, o site irá exibir uma espécie de formulário na sua tela. Além de outros dados, você terá que responder se já procurou a empresa para solucionar o problema. O site também solicitará informações como o setor de atuação da loja, segmento e meio de aquisição do produto.

Caso o consumidor já tenha concluído a compra, deverá informar o número da , data, modelo e fabricante do produto. É preciso elaborar um texto detalhando o problema. Nesta etapa, você pode clicar na opção “Modelos de reclamação” para selecionar um texto pré-definido. Depois, descreva o que deseja obter a partir de sua reclamação. Aqui, também é possível obter textos pré-definidos, dessa vez clicando em “Modelos de pedido”.

Para  dar mais veracidade à sua denúncia, você ainda pode anexar arquivos, como prints do anúncio, nota fiscal e outros comprovantes. Feito tudo isso, clique em “Avançar”. Com isso, o site te encaminhará para uma página de login — caso não tenha cadastro, o processo rápido e muito prático. Por fim, clique duas vezes em “Confirmar”: a primeira vez para registrar seus dados e, a segunda, para enviar a denúncia. Ao fazer isso, você deve receber um e-mail de notificação em alguns minutos.