Confiança do consumidor cresce após 2 meses de queda

Após dois meses em queda, a confiança do consumidor voltou a avançar. É o que mostrou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que subiu 0,4% em outubro ante setembro, após registrar recuo de 3,4% no mês passado ante o mês anterior. Em agosto, o ICC caiu […]

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Após dois meses em queda, a confiança do consumidor voltou a avançar. É o que mostrou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que subiu 0,4% em outubro ante setembro, após registrar recuo de 3,4% no mês passado ante o mês anterior. Em agosto, o ICC caiu 4,6% ante julho.

Calculado dentro de escala até 200 pontos (quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), o ICC acelerou de 114,7 pontos em setembro para 115,2 pontos em outubro. O levantamento abrange amostras de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas realizadas entre os dias 3 e 24 de outubro.

Para a FGV, o índice dá sinais de acomodação, com nível próximo ao de maio de 2011 (115,4 pontos). No entanto, a fundação ressaltou que, no indicador de média móvel trimestral, usado para mensurar tendências, o ICC continuou a mostrar sinais negativos.

Na margem, o índice em outubro apresentou cenário menos pessimista do que o de setembro. O Índice da Situação Atual (ISA), um dos dois componentes do ICC, caiu 1,6% em outubro – mas esta queda é menos intensa do que a apurada em setembro (-4,1%). Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,9% este mês, ante queda de 2,9% em setembro.

Na comparação com outubro do ano passado, o ICC caiu 4,5% este mês. Em setembro, o indicador caiu de forma mais intensa nesta comparação, com recuo de 6,7% ante igual mês no ano passado.

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