A morte da sucuri-verde (Eunectes murinus) Anajulia, encontrada sem vida nas margens do Rio Formoso em Bonito (MS), ainda está cercada de mistérios. A informação, divulgada pelo documentarista Cristian Dimitrius, é que a serpente conhecida internacionalmente teria sido morta a tiros em seu habitat natural. No entanto, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e a Prefeitura de Bonito não confirmam a causa da morte.

Em nota, a PMA alega não ter recebido uma denúncia formal sobre o caso e, portanto, não possui detalhes da morte de Anajulia. Procurada pela reportagem do Jornal Midiamax, a Prefeitura da cidade turística repudiou o suposto crime e diz que aguarda providências das autoridades competentes.

“A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Anajúlia’ em nosso município. A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostra o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado”, afirma o Município.

Ainda em nota, a Prefeitura condena o ato. “Essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha em prol do meio ambiente. Então, esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados”, finaliza o comunicado.

A reportagem contatou alguns moradores da região, que não responderam se a PMA chegou a ser acionada quando a cobra foi encontrada sem vida neste domingo (24). Sem os exames, também não há ainda a confirmação de que Anajulia realmente teria sido assassinada a tiros, ou se sua morte ocorreu por outros meios.

Ainda assim, ambientalistas revoltados e comovidos com a partida de Anajulia se manifestam indignados com a situação e pedem justiça para a serpente, que era um ícone da fauna sul-mato-grossense, tendo participado de diversos documentários internacionais e provavelmente era a sucuri mais conhecida do mundo.

Conforme o documentarista Cristian Dimitrius, a cobra é a mesma que viralizou há algumas semanas, quando o biólogo holandês Freek Vonk publicou registros com a mesma.

Confira mais sobre o caso:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.