Temporal atinge na tarde desta segunda-feira (22), com forte , vento e queda nas temperaturas. A instabilidade do clima anuncia uma semana que será chuvosa e de temperaturas amenas em , após dias de calorão.

Em poucas horas, a temperatura máxima caiu 7°C nesta segunda-feira em Campo Grande, saindo de 28,9°C para 21,8°C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ao menos 13 milímetros de chuva foram registrados em Campo Grande, entre as 13h e as 15h.

Todo o Mato Grosso do Sul está sob alerta para tempestades neste início de semana. Alerta de perigo abrange todo o Estado e é válido até às 10h de terça-feira (23). Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, intensos (60-100 km/h) e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Choveu forte em várias regiões de Mato Grosso do Sul nesta segunda, com destaque para 90 mm em Corumbá, 67 mm em Miranda, 46 mm em Porto Murtinho, 45 mm em e 36 mm em e Juti.

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Como fica o clima nos próximos dias

Previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma semana de bastante chuva e queda nas temperaturas. O clima deve ficar ameno e úmido, bem diferente do calorão que chegou a 40°C na última semana.

Na segunda e teça-feira (23), podem ocorrer temporais em todo o Estado, devido ao avanço de uma frente fria aliado à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica e a passagem de cavados. Podem ocorrer acumulados de chuva significativos, acima de 50 mm/24 horas, com destaque para as regiões centro-sul e leste/nordeste do Estado.

Na quarta e quinta-feira (25), deve haver sol, com possibilidade de chuva moderada a forte em todo o Estado. Nestes dias, as temperaturas ficarão um pouco mais amenas, com mínimas que podem atingir os 16-17°C, na região sul de MS.