O outono iniciou em baixo de chuva e deve permanecer assim pelos próximos dias em Mato Grosso do Sul. Na manhã deste domingo (24), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgou dois novos alertas de tempestade para as cidades do Estado, ativos até a manhã de segunda-feira (25).

O primeiro alerta, de nível laranja, indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h para 19 cidades de MS. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, ou seja, perigo potencial, indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h para 30 municípios do Estado. Além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alerta o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil pelo telefone 199, ou no Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Clima amanhece ameno, mas calor deve voltar

Céu nublado
Céu amanheceu nublado (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Em Campo Grande, o domingo (24) começou com termômetros registrando 21°C. A máxima deve ser de 28°C e quem for sair de casa deve preparar o guarda-chuva, pois a previsão é de chuva ao longo do dia.

O Cemtec mostra que estão previstas temperaturas mínimas entre 18 e 22°C com máximas de até 28°C nas regiões sul e leste do estado. Para o sudoeste e regiões pantaneira, esperam-se mínimas entre 23-25°C e máximas de até 34°C.

Já nas regiões norte e bolsão os termômetros devem registrar mínimas entre 22 e23°C e máximas de
até 30°C.

Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Apesar do clima ameno, a previsão meteorológica indica que o calor deve voltar ainda nesta semana.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.