Um empresário foi multado em R$ 9,67 milhões pela PMA (Polícia Militar Ambiental), na última sexta-feira (2), pela responsabilização do incêndio na Serra do Amolar. Ele não teve a identidade revelada. As chamas tiveram início em 27 de janeiro e já consumiram quase 2,7 mil hectares do bioma em , município a 425 km de Campo Grande. 

Os levantamentos técnicos, sistema de georreferenciamento, apontaram que a origem do incêndio florestal de grandes proporções teria sido na propriedade do empresário. 

O trabalho foi conduzido pelo PMA de Corumbá, que trabalha na Prolepse de prevenção aos incêndios. Análises de imagens de satélites indicaram que o incêndio iniciou-se em 27 de janeiro e durou mais quatro dias. 

Segundo a PMA, o empresário foi autuado administrativamente e a chegou a R$ 9.672.525,00.

Incêndio controlado

Incêndio que atinge a Serra do Amolar, desde 27 de janeiro, foi controlado no fim de semana após ação de combate do Corpo de Bombeiros pelo ar e ocorrências de chuvas isoladas no Pantanal.

Nesta segunda-feira (5), a região segue com brigadistas da Brigada Alto Pantanal, mantida pelo IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), e bombeiros militares de Mato Grosso do Sul para atuarem com rescaldo e monitoramento.