O funcionamento do comércio e de repartições públicas será alterado durante o ‘feriadão’ da Independência, no dia 7 de Setembro. Com feriado em plena quinta-feira, diversas instituições se programam para emendar o período ao fim de semana ou atender ao público com horário diferenciado. 

Para que você não se perca, o Jornal Midiamax preparou o ‘abre e fecha’ dos próximos dias em Campo Grande. Confira!

Comércio

Lojas do comércio de Campo Grande poderão funcionar normalmente durante o feriado do Dia da Independência, na próxima quinta-feira (7), desde que obedeçam a regras determinadas por acordo de comerciantes com o Sindi varejo (Sindicato dos Empregados no Comércio). 

Quem abrir terá de compensar o empregado com uma folga, preferencialmente, na semana seguinte ao feriado e no intervalo máximo de 15 dias. A jornada de trabalho fica estipulada das 9h às 18h, com intervalo mínimo de 1 hora. A exceção são as lojas de shoppings.

Ônibus

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), as linhas irão circular com operação de feriado. Algumas linhas troncais, alimentadoras e convencionais, circularão com tabelas de sábados, com mais cinco carros reservas em cada terminal:

061, 080, 081, 082, 085, 086, 122, 311, 315, 411, 414, 421, 513, 515, 516, 517, 520 e 522.

Mercados

Os supermercados terão funcionamento normal, sem alterações nos seus horários, segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados). Porém, uma folga compensatória deverá ser concedida ao trabalhador.

A AMAS lembra ainda que o Decreto 10.854/2021 e a Portaria/MTP 671, que alteraram a Lei 605/49, e a Convenção Coletiva da Capital (cláusula 31 “b”) 2022/2024 reconhecem o setor supermercadista no rol de atividades autorizadas a funcionar aos domingos e feriados civis e religiosos, garantindo a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.

Shoppings

Shopping Campo Grande: o local segue com seu horário de funcionamento normal, das 10h às 22h.

Shopping Norte Sul Plaza: funcionamento normal, das 10h às 22h.

Shopping Bosque dos Ipês: horário normal de funcionamento.

Pátio Central Shopping: horário normal de funcionamento (Lojas âncoras e satélites – das 8h às 19h/ Praça de Alimentação – 8h às 20h/ Estacionamento – 6h às 20h).

Saúde

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), no sábado estarão abertas as unidades de urgência e emergência 24h – seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde).

Abrem ainda seis unidades básicas e de saúde da família que estarão de plantão, das 7h às 17h, para vacinação:

UBS Dona Neta

USF Moreninhas

UBS 26 de Agosto

UBS Silvia Regina

UBS São Francisco

USF Estrela Dalva 

Além destas unidades, haverá plantão de vacinação, das 10h às 18h, nos shoppings Norte Sul e Bosque dos Ipês. 

Delegacias

Aos fins de semana funcionam as Depacs (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Repartições públicas

As repartições públicas estaduais, municipais e federais já não têm expediente normalmente no fim de semana.

Judiciário

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) também não tem expediente aos finais de semana, funcionando em regime de plantão. Neste link é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Correios

As agências dos Correios em Campo Grande não abrem no feriado. O atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na sexta-feira, a partir das 8h.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no recesso. Conforme Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

Rodoviária

A Rodoviária de Campo Grande espera receber cerca de 20 mil pessoas durante o feriado prolongado do Dia da Independência, entre os dias 6 e 11 de setembro.

Para quem for viajar, as recomendações são: atenção com os documentos, inclusive para crianças, autorização para embarque desacompanhados de adolescentes a parir de 16 anos. Limite de até 30 kg no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão e embarque com antecedência.