Sem UPA Veterinária, Unidade do Bem-Estar atendeu 333 cães e gatos em um mês e meio

Unidade foi inaugurada em dezembro e faz atendimentos de baixa complexidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Aposentada, Eliane Costa, de 73 anos, conseguiu atendimento para o cachorrinho Sol. (Foto: Clayton Neves)

Desde a inauguração no dia 8 de dezembro de 2022, até 26 de janeiro, último dia em que balanço foi realizado, a Ubea (Unidade do Bem-Estar Animal) de Campo Grande atendeu 333 cães e gatos. Além disso, 255 animais foram vacinados contra a raiva e 228 microchipados, tudo de forma gratuita.

Sem a inauguração da UPA VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário), o que permitiria atendimento 24 horas e com procedimentos para urgência e emergência, o espaço de consultórios na região do Centro disponibiliza 12 senhas pela manhã e outras 12 à tarde.

Os atendimentos clínicos são exclusivos para cães e gatos, com consultas veterinárias restritas à avaliação clínica, exames físicos, vacinação antirrábica, vermifugação, aplicação de remédios para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem e prescrição médica sem o fornecimento de medicamentos.

“É uma ajuda boa para a gente, principalmente para quem é aposentado como eu”, declara a idosa Eliane Costa, de 73 anos. Em uma briga com outros cachorros, o pequeno Sol, de 12 anos, terminou com um dos olhos feridos, para desespero da tutora. Sem condições de pagar por uma avaliação particular, Eliane conseguiu atendimento e orientações depois de um vizinho indicar que ela procurasse a Ubea.

Marta Francisca Baldinato, de 41 anos, também buscava avaliação para o cachorrinho vira-lata de apenas um mês e meio que a família adotou. “Ele chorou a noite inteira e fiquei sem saber o que fazer”, comentou enquanto segurava o animal em um cobertor. 

Marta foi atrás de ajuda para ‘doguinho’ que chorou a noite toda. (Foto: Clayton Neves)

Moradora do Bairro São Conrado, ela também não sabia que a unidade atendia de forma gratuita. “Eu nem sabia que existia esse consultório da Prefeitura, no desespero, comecei a procurar na internet e achei”, relatou a cuidadora.

Além dos atendimentos, a Ubea ainda realiza o encaminhamento de castração para empresa credenciada, mediante avaliação clínica e disponibilidade de vaga. Lista na qual já consta o nome do “Flash”, gatinho recém-nascido resgatado e adotado pela barmaid Dara Pereira, de 26 anos.

“Achei ele de madrugada em um terreno baldio em frente a minha casa. Vi no Instagram sobre os atendimentos, enviei mensagem e disseram que eu poderia vir”, comentou a tutora do gatinho que também foi vermifugado e avaliado. 

Para serem atendidos, moradores precisam ser inscritos no CadÚnico do Governo Federal e apresentar número do NIS, documento com foto, comprovante de residência. As senhas são limitadas para pessoas com até dois animais, no entanto, o serviço itinerante da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) vai até residências que tenham mais de 15 animais.

A Ubea fica na Rua Rui Barbosa, 3538, no Centro de Campo Grande. O horário de funcionamento administrativo é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30 e dos atendimentos clínicos das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Informações pelo telefone (67) 2020-1397.

UPA-Vet

Apesar do funcionamento da Unidade de Bem-Estar Animal, a ideia inicial do Município era a criação de uma UPA VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário) 24 horas, proposta, inclusive, aguardada por muitos moradores e protetores de animais. A construção, pelo custo de R$ 3 milhões, já havia sido anunciada pela Prefeitura em março de 2018, mas, de lá para cá, nada saiu do papel.

Pelo projeto, a UPA teria capacidade para atendimentos mais complexos, que incluiriam urgência e emergência. Em nota, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal afirma que trabalha para ampliar o serviço atualmente prestado na Unidade de Bem-Estar Animal. “Estamos em planejamento para as próximas fases, que contemplarão o atendimento de alta complexidade, como exames de sangue, imagens e cirurgias”, informou. Ainda não há prazo para que a Unidade seja inaugurada.

Atendimento em Campo Grande

Algumas universidades de Campo Grande oferecem o serviço de atendimento veterinário, com preços mais acessíveis. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) cobra a taxa de R$ 35 e faz o atendimento a partir das 7h até as 17h, fechando para almoço. Por ser muito concorrido, é importante chegar cedo. O Hospital Veterinário fica na Avenida Senador Felinto Müller, nº 2443, e os telefones para contato são: (67) 3345-3610 ou (67) 3345-3611.

Outra opção é a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), onde o atendimento é feito no campus do curso de veterinária, localizado na avenida Tamandaré, nº 6000, com atendimento também em horário comercial, onde é cobrada taxa social. Informações podem ser obtidas pelo (67) 3312-3809.

Já na clínica da Uniderp Agrárias os valores são mais em conta do que em clínicas particulares. O atendimento é por ordem de chegada, até as 16h, na Avenida Alexandre Herculano, nº 1400, Jardim Veraneio. O telefone para mais informações é o (67) 3309-6524.

Conteúdos relacionados