Há uma semana, mais de 30 crianças que residem na zona rural de Ribas do Rio Pardo, a 97 km de , estão impedidas de frequentar a escola devido à do serviço de transporte escolar na região.

Janice Macedo, mãe de uma das crianças que depende do transporte, explicou que a escola de seu filho fica a 40 km da fazenda onde moram e o é o único meio de locomoção até o local.

“Nossas crianças estão sem ir à escola porque a linha de transporte parou de operar. Elas estão perdendo provas e aulas, e já estamos quase no final do ano, o que está prejudicando o desenvolvimento do meu filho, ele tem sete anos, está em uma idade de desenvolvimento”, relatou a mãe.

Para tentar resolver o problema, mães e pais de alunos criaram um grupo nas redes sociais e acionaram o Conselho Tutelar e a Secretaria de do município. No entanto, passados oito dias, as famílias ainda não obtiveram uma solução.

“Só estão nos enrolando. O Conselho disse que encaminhou a denúncia para a Promotora e aguarda uma solução. Inicialmente, disseram que seria resolvido em dois dias, mas já se passaram semanas”, enfatizou Janice.

Mirian Vilalta, mãe de uma estudante do 1º ano do Ensino Médio, explica que o número de crianças prejudicadas pode ser ainda maior, visto que o ônibus rural transporta os alunos de diferentes escolas até a zona urbana de Ribas do Rio Pardo.

“Moro em Jaraguari e precisamos atravessar uma ponte para chegar à escola, do outro lado da ponte já é Ribas. Um transporte de Jaraguari nos leva até a ponte, mas como ela está destruída, o ônibus não pode passar por ela, e do lado de Ribas, o transporte está suspenso”, explicou.

Estrada em Ribas
Ponte relatada por Mirian (Divulgação, Fala povo)

Transporte foi suspenso após vencimento do contrato

Em contrapartida, a prefeitura de Ribas do Rio Pardo informou que a região esteve sem transporte escolar somente nos dias 30 e 31 de outubro e nesta segunda-feira (6).

O transporte foi suspenso devido ao vencimento do contrato com a empresa prestadora do serviço de transporte escolar em 28 de outubro. Segundo a prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a empresa não demonstrou interesse em prorrogar o contrato, por isso foi aberta uma nova licitação para o transporte escolar.

“Aguardamos a conclusão do processo para retomar o transporte escolar, mas a previsão é que esse problema seja resolvido até o final desta semana, e até lá, outro ônibus estará disponível”, informou a prefeitura.

Além disso, a prefeitura informou que foi disponibilizado um ônibus para auxiliar no deslocamento das crianças que residem próximas à BR, embora, segundo as mães, o transporte ainda não esteja em funcionamento.

Saiba Mais