Neste sábado (11), três cidades de Mato Grosso do Sul comemoram 60 anos de criação, Anaurilândia, e . E mais três municípios festejam a sua emancipação, que são , Naviraí e Ivinhema. Somente Glória de Dourados realiza os eventos de aniversário no dia de criação. 

Confira um pouco da história e como serão as comemorações nos municípios:

Anaurilândia

Anaurilândia, situada no leste do Estado, faz divisa com e São Paulo. Sua história começou como fazenda Água Amarela, dos proprietários Ciriaco Gonzáles e sua esposa Anaurelíssia Gonzáles.

O local foi loteado e em 11 de novembro de 1963, quando ocorre o desmembramento da Vila Água Amarela que passa a se chamar Município de Anaurilândia, sendo uma homenagem à esposa de Ciriaco Gonzáles, Anaurelíssia Gonzáles.

Confira a programação de aniversário da cidade de Anaurilândia

Ivinhema

Situada no sudoeste de MS, Ivinhema foi fundada e emancipada no dia 11 de novembro de 1963. Ficou conhecida como Terra Prometida, está às margens do Rio Ivinhema, entre os rios Piravevê e Guiray.

Segundo a prefeitura da cidade, a instalação de diversas empresas trouxe desenvolvimento para o município, principalmente no mercado da construção civil.

Confira a programação de aniversário da cidade de Ivinhema

Jateí

Com o nome derivado de uma espécie de abelha silvestre, Jateí é situada no sudoeste do Estado. Diz a lenda que o povo por um tempo não possuía nome, era apenas conhecida como Vila de Dourados.

Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas jataí, por lá retiraram a madeira que queriam e foram embora. Ao chegar em casa, o filho de um dos homens perguntou, “pai, cadê o machado do senhor?” e ele espontaneamente respondeu, “esqueci lá no Jateí”. Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.

Confira a programação de aniversário da cidade de Jateí

Naviraí

Sua história começou a partir de um projeto urbanístico da Colonizadora Vera Cruz Mato Grosso Ltda que tinha o objetivo de criar uma nova Canaã. Em 1952, chamou-se inicialmente povoado Vera Cruz, em função da colonizadora homônima, e desde 1958 possui o nome atual, quando Naviraí foi elevada a distrito.

Confira a programação de aniversário da cidade de Naviraí

Pedro Gomes  

Situado no centro-oeste, começou como um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região, ficou conhecido como Patrimônio Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para dar um retoque na indumentária (roupa típica de 1950).

O distrito criado com a denominação de Pedro Gomes pela Lei Estadual nº 1161, de 19 de novembro de 1958, sendo subordinado ao município de Coxim. Elevado à categoria de município com a denominação de Pedro Gomes, pela Lei Estadual nº 1942, de 11 de novembro de 1963, desmembrado do município de Coxim e instalado em 22 de maio de 1965.

Confira a programação de aniversário da cidade de Pedro Gomes

Glória de Dourados

Em 1955, Clodomiro Albuquerque, que administrava a colônia, listou oito lotes para que fossem povoados por um projeto elaborado por Paulo Thiry. Em dezembro de 1958 virou distrito, atingindo patamar de cidade em 11 de novembro de 1963, quando foi emancipada.

O município tem como base econômica a e o setor comercial.