Ivinhema completa 60 anos com shows de João Bosco & Vinícius e Loubet
Nesta quarta-feira acontece a Santa Missa na Igreja Matriz da cidade
Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia 11 de novembro, mais uma cidade de Mato Grosso do Sul comemora aniversário. Ivinhema, cidade localizada a 289 km de Campo Grande, no próximo sábado completa 60 anos de aniversário.
As comemorações festivas começaram na última terça-feira (7) com a realização do culto ecumênico na Igreja OBPC. Nesta quarta-feira (8), acontece a Santa Missa, às 19h, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo.
Na quinta-feira (9), a população poderá conferir na Praça Central, a Feira da Lua com diversas ações culturais. Para sexta-feira (10), a animação fica com o show da dupla sertaneja João Bosco & Vinícius, DJ Ala 7 e DJ PH Freitas, às 23h na Praça de Eventos.
No sábado (11), dia do aniversário da cidade, o show será com cantor Loubet, DJ Ala 7 e DJ PH Freitas, às 23h na Praça de Eventos.
Comércio
A ACIIV (Associação Comercial e Industrial de Ivinhema) em nota informou que o comércio estará fechado no sábado. Mas alguns comércios de ramos alimentícios podem funcionar normalmente.
E no dia 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, o comércio também estará fechado.
História
Ivinhema existe graças a visão, arrojo pioneiro, confiança e a fé de um paulista de nome Reynaldo Massi, que sempre acreditou na pujança deste Estado, adquirindo terras, grandes áreas de matas, para construir e implantar uma cidade, projetada dentro da mais avançada técnica de urbanização.
Com esse pensamento, em 25 de novembro de 1957 foi constituída uma empresa que teria sob sua responsabilidade a orientação, os estudos da região, planejamento das áreas adquiridas e sua racional utilização, bem como traçar um programa para a sua infraestrutura e a realização de um sonho.
Nascia a Sociedade de Melhoramentos e Colonização (SOMECO S/A), que durante dois anos forneceu dados, elementos e condições para que o grande urbanista brasileiro Francisco Prestes Maia pudesse projetar a sede do município de Ivinhema, para uma população de 10.000 habitantes, numa área de 400 alqueires, dividida em quatro zonas distintas (área central, comercial, residencial, operária e industrial) e distribuídas então em oito bairros (Piravevê, Guiray, Vitória, Água Azul, Triguenã, Itapoã, Centro e Industrial).
No dia 23 de agosto de 1961 pousou o primeiro avião trazendo administradores da empresa que iriam coordenar, intensificar e fiscalizar os trabalhos de derrubada. No dia 1 de setembro de 1961, é uma data histórica para Ivinhema, pois foi colocado fogo na área recém derrubada destinada à cidade.
Deste momento em diante era iniciada a demarcação de uma área de 7.788 alqueires paulista de mata bruta, onde, vez por outra, deparavam-se com cruzes de ferro fundido de bronze e vestígios de antigos acampamentos, contando a história dos primeiros colonizadores ou “ervateiros” fronteiriços e paraguaios que se dedicavam a exploração de erva-mate, por concessão do Governo Federal e a Companhia Mate Laranjeiras. Ainda em 1961 ocorre a chegada das primeiras turmas de trabalhadores braçais, iniciando-se a derrubada da mata virgem.
A golpes de machados, foices, enxadões e outras ferramentas manuais, foi aberta uma clareira em plena mata para servir de campo de pouso para pequenos aviões, único meio de transporte que se poderia utilizar para chegar à região. Os primeiros tratores chegaram após a abertura da estrada até a barranca do Rio Ivinhema, a altura do Porto Someco, onde está localizada a ponte que liga à Nova Andradina.
As máquinas iniciaram a abertura de novas estradas rumo a Angélica, para o sul em direção à Naviraí, para leste em direção a Nova Andradina e para o oeste na direção de Dourados, num total de mais de 200 quilômetros. Enquanto isso, a Someco ia instalando a sua infraestrutura numa área anexa destinada à cidade, que denominou de “acampamento industrial”.
Ali foram construídos panificadora, posto de gasolina, farmácia, armazéns, hotel, serraria, oficina mecânica, marcenaria, um hospital e uma escola com quatro salas de aula e escolas rurais, remunerando todos os profissionais, médicos, enfermeiras e professores. Em 1962, novas glebas foram abertas: Cristalino, Itapoã, Vitória. Em 1963 é colocada à venda o setor urbano, bairro Piravevê destinado à cidade de Ivinhema, quando foi construída a primeira residência neste setor.
Em 28 de julho de 1963 foi celebrada a 1ª Missa Campal junto ao cruzeiro no marco zero da cidade, bênção da cidade e do cruzeiro pelo Padre Alderige Baggio. Observando o vertiginoso desenvolvimento da colonização, o governo estadual sancionou a Lei n.º 1.949 de 11 de novembro de 1963, criando o município de Ivinhema em área antes pertencente ao município de Dourados.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Terceiro envolvido em assassinato é preso em Corumbá
No dia do crime, policias militares prenderam duas mulheres envolvidas
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.