Pular para o conteúdo
Cotidiano

Peixe e chocolate? Famílias carentes não sabem se vão ter o que comer na Páscoa em Campo Grande

Enquanto muitos celebram data com mesa farta, famílias carentes dependem de doações para uma Páscoa mais doce
Monique Faria -
Fotos: Kísie Ainoã/ Midiamax

A é uma das celebrações mais esperadas pelos católicos. Enquanto muitos seguem a tradição e se reúnem em volta de mesa farta para comer peixe e dividir ovos de chocolate, a realidade de muitas famílias é outra. Quem vive em situação de vulnerabilidade não sabe o que vai comer ou sequer se terá o que comer no domingo de Páscoa.

No bairro Noroeste, os moradores não sabiam dizer como seria a Páscoa das crianças. O aposentado, Joaquim José Vicente, diz que ações chegam somente à crianças, mas se esquecem de que as famílias também passam necessidade. “No tempo que estou aqui, nunca vi ninguém trazendo. Para as crianças, de vez em quando sai um chocolate ou cachorro-quente, mas para a gente não”, diz o morador.

Mais à frente, vizinhos que preferiram não se identificar à reportagem também comentam não ter esperanças para a celebração, já que tudo está caro e não receberam doações, que seria a única alternativa para poder ter comida diferente na mesa.

Por outro lado, a Páscoa da empregada doméstica, Margarida, de 51 anos, será um pouco mais doce. Isso porque ela ganhou ovos de chocolate de presente dos patrões e poderá levar os doces às crianças da família. “Se ela não me desse, eu não teria um dinheiro sequer para comprar um ovo para eles”, comenta.

Doméstica com saco de ovos de chocolate que irão ‘salvar’ a Páscoa das crianças da família. (Foto: Kísie Ainoã/Midiamax)

Campanhas são esperança

A organização Cufa (Central Única das Favelas de ) preparou ações para atender famílias nessa Páscoa. De acordo com a coordenadora, Leticia Polidorio, a ONG se programa antecipadamente para arrecadar os chocolates e os entregam em comunidades carentes. A meta desse ano é de entregar 1400 ovos e chocolates.

Nesse fim de semana, a entrega será nos bairros Santa Emília e São Conrado, mas a Cufa já fez entrega no bairro Nova Esperança e Jardim Noroeste.

A associação Amigos de Maria, que teve suas doações de caixa de bombons furtadas na terça-feira (28), também realizou trabalhos voluntários no bairro Jardim Noroeste. Com a mobilização da população de Campo Grande, foram arrecadados mais que o dobro de chocolates furtados , o suficiente para atender as 40 crianças cadastradas no projeto e suas famílias.

Na quarta-feira (05), as crianças cadastradas no projeto puderam participar de uma aos chocolates, e nessa quinta (6) a entrega foi feita para as famílias dos assistidos, com hora marcada, durante todo o dia. Foram entregue alimentos, como macarrão, molho e sardinha, para prepararem um almoço especial de Páscoa, além dos chocolates para a criançada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio