O site institucional da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) voltou a funcionar, neste sábado (30), depois de seis dias fora do ar após uma tentativa de ataque hacker. Contudo, o retorno do sistema é parcial e abrange a página inicial e de notícias. 

Plataformas usadas pelos alunos, como o Siscad (Sistema Acadêmico), o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e Sigproj (Sistema de Gestão de Projetos), permanecem sem acesso. 

Todo sistema da UFMS foi retirado do ar na madrugada de domingo (24) depois de um “possível incidente de segurança” nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e senhas das contas de e-mail e drives institucionais.

Na terça-feira (26), a universidade informou que os serviços do Google Workspace pelo e-mail institucional tinham sido restabelecidos e que as aulas continuariam normalmente. Entretanto, alguns alunos tiveram a aula cancelada devido à falta de acesso às plataformas. 

“A gente não consegue ver o material e precisa mandar as atividades no e-mail. Na quarta-feira, não houve aula prática porque não tínhamos acesso ao AVA”, relatou um que é aluno da universidade. 

O Midiamax solicitou uma nota da UFMS perguntando se será possível recuperar todos os sistemas completamente e quando isso deve ocorrer. O espaço continua aberto para manifestações.