O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para o curso de preparação à adoção “Nasce uma Família”, que ocorre de 29 de abril a 3 de maio. Ao todo são oito turmas com 40 participantes cada, totalizando 320 . As inscrições poderão ser efetivadas pelo link https://sejud.tjms.jus.br/secretaria/inscricao.

Realizado pelo Tribunal de Justiça, por meio da Ejud-MS (Escola Judicial), em parceria com a CIJ (Coordenadoria da Infância e da Juventude), o curso será ministrado no período de 6 de maio a 5 de julho, com carga horária de 40 horas-aula, sendo 37 horas de atividades assíncronas e 3 horas-aulas síncronas.

Ainda de acordo com o TJMS, os participantes que tiverem 100% de participação e cumprirem as atividades avaliativas, receberão o certificado para habilitação à adoção. Cada turma terá um magistrado, um psicólogo e um assistente social para sanar as dúvidas. Destaque-se que o curso na modalidade à distância vem ao encontro de um antigo desejo dos magistrados que respondem pela área da infância e juventude em todas as comarcas de MS, pois supre requisito essencial aos pretendentes à adoção.

Assim, o objetivo do curso é habilitar pretendentes à adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, à luz dos requisitos e princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente. Desta forma, o curso resulta em uma relevante ação em prol da luta contra o abandono e a colocação de crianças e adolescentes em uma família.

Para participar do curso, os pretendentes devem ser domiciliados em Mato Grosso do Sul, ter e-mail pessoal ativo e regular, computador com sistema operacional Windows 8 ou superior; navegador de , programa ou aplicativo leitor de PDF e sistema multimídia ( de som ou fones de ouvido), além do compromisso de realizar o curso respeitando os prazos das atividades avaliativas. (Informações da assessoria)