Cidades de permanecem entre as mais quentes e secas do Brasil nas últimas 24 horas, segundo o monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgado nesta terça-feira (26). Além do calor extremo que chegou aos 42,9°C em , a umidade relativa do ar também bateu recordes em , que é a segunda cidade mais seca do País com o índice em 9%.

Porto Murtinho ocupou o segundo lugar no ranking nacional de maior temperatura. Nesta segunda-feira (25), o município alcançou máxima de 42,9°C. Três Lagoas marcou calorão de 42°C, ficando na 6ª posição nacional das 20 cidades mais quentes. Paranaíba e também estão listadas por marcar calor de 41,6°C.

Entre as regiões com menor umidade relativa do ar, Rio Brilhante registrou índice crítico de 9%, o ideal para a OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. Cidades de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Pernambuco ocupam a maior parte da lista.

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que 15 cidades do Estado ultrapassaram 40°C na segunda-feira, entretanto, todas as regiões marcaram altas temperaturas acima de 35°C. A umidade relativa do ar variou de 9 a 35%.

O monitoramento aponta que Porto Murtinho enfrenta situação crítica, com o calor aliado a umidade do ar em 15%. Três Lagoas registrou umidade em 16% e Água Clara 23%, as duas cidades estão listadas entre as mais quentes e secas do país.

cemtec

Vida segue normalmente apesar do calor extremo

Porto Murtinho é historicamente uma cidade de muito calor. O dique ao redor da cidade e o rio Paraguai, formam um extremo, de calor úmido e sufocante. Mas diante da onda de calor, o município apresenta situações extremas.

Diferente da época de frio, quando cobertores são distribuídos, no calor a vida segue normalmente. No site da prefeitura não há nenhuma notícia recente que aborda o calor e os cuidados que devem ser tomados.

O prefeito Nelson Cintra confirmou ao Jornal Midiamax que a única ação feita é uma campanha na rádio, alertando sobre o calor. Não há distribuição de água gelada, distribuição de itens e nem uma piscina pública.

Moradores se refrescam no rio. “O rio está cheio de gente”, disse o prefeito.