Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mutirão oftalmológico realiza 34 cirurgias oculares no interior de MS

Cirurgias são de pterígio, membrana que cresce em torno dos olhos
Monique Faria -
Compartilhar
Foto: Álvaro Rezende/ SES

O Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’ vai realizar neste sábado (8) 34 cirurgias de pterígio, membrana que cresce em torno dos olhos e dificulta a visão, no Hospital da SIAS (Sociedade Integrada e Assistência Social), em Fátima do Sul. Os pacientes são moradores dos municípios de Aral Moreira, Caarapó, Caracol, Ivinhema, Taquarussu e de Fátima do Sul.

No final do mês de junho, cerca de 99 pacientes passaram por avaliação de pré-operatório, sendo que 57 destes pacientes receberam a indicação médica para realizar a cirurgia de pterígio, outros 27 receberam encaminhamentos diferentes e 15 faltaram às consultas.

De acordo com a diretora-geral de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e coordenadora do MS Saúde, Maria Angélica Benetasso, é importante que os pacientes passem por avaliações criteriosas, durante consultas de pré-operatório.

“No caso destes pacientes foi detectado a real necessidade da realização da cirurgia. Mas tivemos outras situações como aqueles pacientes que receberam como indicação médica o uso de óculos de grau após a consulta, ou seja, não havendo a necessidade da realização de uma cirurgia eletiva”, afirma.

Mais mutirões da Saúde

Neste final de semana, o Projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, atenderá 520 pacientes em Bataguassu e Santa Rita do Pardo. Os pacientes, que são de diversas localidades do Estado, serão atendidos nos dois municípios para consultas de pré-operatório de pterígios e de catarata.

No sábado (8), o atendimento acontece no Hospital Santa Casa, em Bataguassu. Mais de 240 pacientes de pterígio passarão por avaliação. No domingo (9), mais de 280 pacientes de catarata serão atendidos na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santa Rita do Pardo.

Sobre o Programa MS Saúde

O primeiro ano do programa MS Saúde teve adesão de 37 estabelecimentos de Saúde e de 32 municípios para a realização de cirurgias eletivas. Para a realização dos exames, 33 estabelecimentos de saúde e 19 municípios fizeram a adesão.

A previsão é de serem realizadas 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia. Além disto, estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados