Todo está em alerta de chuvas intensas e tempestades. O (Instituto Nacional de Meteorologia) classifica como aviso laranja, grau de severidade perigosa, para chuva de 100 mm e chance de queda de granizo.

A região sul do Estado está em destaque para possibilidade de volume entre 30 e 60 mm por hora e 100 mm por dia, acompanhando rajadas de vento de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Com exceção de Alcinópolis, e Sonora, onde a chuva deve ser modera a localmente forte, todos os demais municípios estão listados em atenção para o aviso válido até às 10h de sexta-feira (24).

“Chuvas devem ocorrer, preferencialmente, durante o período da tarde devido ao transporte de umidade e aquecimento diurno. Além disso, soma-se ao deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão atmosférica) que favorecem a formação de nuvens e chuvas”, explica a meteorologista do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes.