Mato Grosso do Sul vive dias extremos nas últimas semanas, madrugando com mínimas geladas e temperaturas altas ao longo do dia. O informativo do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que cidades registraram frio de 11,8°C e calor que ultrapassa os 30°C na segunda-feira (22).

A condição acontece pela atuação de uma massa de ar que favorece o tempo seco no Estado. A diferença entre máxima e mínima é chamada de amplitude térmica, que vão continuar acentuadas durante a semana. Ou seja, o amanhecer deve ser de temperatura mais amena com calor gradativo ao longo do dia.

Paranaíba (11,8°C), (13,4°C), (14,6°C), (14,9°C), Chapadão do Sul (15°C), (15,1°C) e Coxim (16°C). tiveram as menores temperaturas. No mesmo dia, o calor registrou variação de 26°C a 32,7°C.

Baixa umidade do ar

Imagens de satélite da manhã desta terça-feira (23) mostravam grande presença de nuvens em Campo Grande, Ponta Porã, Jardim, e Miranda, mas a nebulosidade não estaria associada à chuva.

Ao mesmo tempo, a passagem da frente fria favorece a atuação de ar seco no Estado. Por isso, é esperado temperaturas máximas que chegam a 35°C e baixo índice de umidade relativa do ar, entre 20 e 40%, principalmente na centro-norte e sudoeste.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia renovou alerta de baixa umidade do ar em 35 cidades. A recomendação é ingerir bastante água, evitar desgaste físico em horas de sol alto, além do uso de protetor solar.

As cidades no aviso são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Taquarussu e Três Lagoas.