Em 14 municípios de MS, chuvas do 1º trimestre foram pelo menos o dobro do ano passado

Nos três primeiros meses do ano, o acumulado de chuva foi superior à média histórica em diversos municípios de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Diversas cidades de MS têm aviso de chuvas. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Balanço do clima elaborado pelo Cemtec/MS mostra que em 14 cidades de Mato Grosso do Sul, as chuvas do primeiros três meses do ano somaram pelo menos o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. A cidade com maior volume acumulado de chuva é São Gabriel do Oeste, onde choveu mais de 1,1 mil milímetros em três meses.

O boletim do Cemtec/MS publicado nesta terça-feira (4) destaca que entre 1º de janeiro e 31 de março de 2023, São Gabriel do Oeste registrou 1.115,2 mm acumulados, sendo que no mesmo período do ano passado o volume era de 438 mm.

Em Ponta Porã, segunda cidade com maior registro de chuva no trimestre, teve 1.006,6 mm acumulados este ano contra 531 mm no mesmo período do ano passado. Em Campo Grande, choveu 802 mm no primeiro trimestre contra 492 mm no primeiro trimestre de 2022.

Chuvas acima da média em MS

Em janeiro e fevereiro, diversos municípios registraram chuvas bem acima da média. Em março não foi diferente. De acordo com o Cemtec/MS, dos 35 municípios analisados, 26 tiveram chuvas acima da média em março.

O município com maior precipitação em março foi São Gabriel do Oeste, onde foi registrado 444,4 mm de acumulado de chuva mensal, o que representa 202% acima da média histórica.

Em Corumbá, a chuva foi 145% acima da média, em Bela Vista e Coxim 111%, respectivamente. Já em Campo Grande, o acumulado de chuvas de março ficou em 51% acima da média histórica.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga