Colocar o pé na e viajar com um motorhome é sonho de muitos brasileiros e, neste fim de semana, os donos destas casas em quatro rodas “abrem as portas” para os campo-grandenses conhecerem e tirarem dúvidas. De kombi a até motorhomes com mais de 10 metros, há diversos tipos de modelos para mostrar que o sonho de viver viajando cabe em diferentes tamanhos de bolsos. 

Os motoristas começaram a estacionar nos Altos da Avenida Afonso Pena, onde funcionava a e da Páscoa, na última sexta-feira (28) e a intenção é ficar até domingo (30) no local. O Encontro de Motorhomes conta com a participação de pessoas de várias cidades de Mato Grosso do Sul e de outros estados. Às 17h deste sábado (29), será realizado um café comunitário com os participantes e a população.

Famílias e amigos se reúnem para almoçar com equipamentos tirados dos veículos. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Na manhã deste sábado, famílias passeavam pelo local e os donos dos veículos conversavam com quem chegava enquanto preparavam o almoço até com churrasco com os equipamentos guardados nos motorhomes. Cadeira, mesa, tapete, churrasqueiras e pratos são dispostos para mostrar que um pouco de tudo cabe ali

Juliana Caldeira, de 39 anos, a filha de oito anos e o esposo de 46 anos foram até o local matar a curiosidade sobre como é um motorhome por dentro pela primeira vez. A família de conta animada que adora acompanhar viajantes pelas redes sociais, especialmente de grupos que vão para o Alasca. 

Juliana veio com a família matar curiosidade sobre motorhomes. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

“A gente acompanha o dia-a-dia deles até chegar lá. Acho que a mesma vontade que eles tem aquela decisão de largar tudo não, é curioso, mas é uma decisão bem importante de largar tudo e com é mais complicado porque tem estudo”, explica a mulher.

Entre os veículos estacionados, um motorhome de 11 metros todo preto chama a atenção pelo cuidado na personalização inspirada no Piratas do Caribe. O “Peróla Negra” de quatro rodas é todo equipado com energia solar, três sistemas de ar-condicionado, câmeras de segurança, móveis planejados, além de um “super porta-malas” em que cabem duas motos, uma bicicleta, um caiaque inflável e os equipamentos de mecânica. 

O proprietário do veículo, o advogado Geraldo Barbeta conta que tem história de 35 anos com motorhome e que, no início, ele mesmo construiu o primeiro motorhome entre os erros e acertos quando não tinha muito dinheiro para realizar o sonho.

“Se é para chamar atenção, vamos fazer pra valer. Esse é o “Pérola Negra” do Capitão Jack Sparrow. A gente faz isso como maneira de descontrair, chama a atenção. Meu carro é bem peculiar, tem bastante coisas diferentes tipo tem buzina do Sparrow, a risada da bruxa, o E.T. no parabrisa”, explica.

Ele viaja normalmente com a família, incluindo os filhos de 30 e 33 anos que foram “criados” em motorhomes. Entre os destinos mais distantes dos campo-grandenses que já chegaram estão o Nordeste, Chile, Argentina e Paraguai. 

Barbeta conquistou o primeiro motorhome há mais de 30 anos. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Dentro do “Pérola Negra”, Barbeta mostra que tudo é adaptável. Uma mesa vira cama e todos os espaços são aproveitados ao máximo para trazer conforto. Os detalhes são pensados para trazer segurança e praticidade nas viagens, como as travas nas portas dos armários de cozinha. 

O apaixonado pelo motorhome conta que comprou o veículo e foi adaptando ao longo do tempo. “Eu falo que preparei esse aqui para o apocalipse porque ele é autossuficiente de energia, ele capta água da chuva para você não ficar pedindo água para os outros. Eu consegui atingir o melhor da experiência do motorhome mesmo”, ele explica. 

‘Pérola Negra” é todo personalizado. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Barbeta, porém, avisa que ter motorhome não é só pensar em viagem. É preciso pensar que ele é uma casa e carro e que necessita de manutenção. “Ninguém lembra disso, o cara só se imagina viajando, mas quando para tem que dar manutenção na casa e no carro, você gosta de meter a mão na graxa? Você entende um pouquinho de eletricidade, de hidráulica? Tem esses detalhes que ninguém pensa na hora”, alerta. 

Casal realizou sonho de ter motorhome há dois anos

Motorhome de Sueli e Antônio é sonho antigo. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Iniciar o sonho de ter motorhome pode começar por uma kombi, depois crescer e passar para uma van, um micro-ônibus e, finalmente, um ônibus grande. Há modelos para diferentes tipos de bolsos. 

Esse foi o caso do casal de Sueli Antonio Figueiredo de Oliveira Matos e de Antônio Nascimento de Matos, casados há 33 anos e que há dois anos realizaram o sonho de ter um motorhome com uma van. O homem foi caminhoneiro por cerca de três décadas e depois da aposentadoria voltou para a estrada com a esposa. 

Além dos dois, o casal adotou um gato cinza filhote para acompanhá-los nas viagens chamado Kiko. O espaço da van conta com uma cama pequena, ventilador, armários, espaço para a gaiola do Kiko, mas Sueli conta que o sonho do casal é melhorar com revestimento nas paredes, piso e teto, além dos móveis adaptados. 

Casal compartilha rotina nas redes sociais. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

“Eu costumo chamar de Minha Casa Minha Vida porque é o mais simples daqui”, ela conta entre risos. O casal já viajou para o Pantanal, Rondônia, Cuiabá, e sonham em ir para a Amazônia e a Bahia. 

“Sonho de vida é viver na estrada, curtir a vida enquanto a gente pode, é sonho da gente”, ela explica. 

O casal compartilha a rotina de viagens no Instagram e YouTube @enoisnaestrada.