O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) vai avançar com as provas somente on-line em mais 9 municípios do Estado, em agosto, mas futuros condutores temem a falta de acessibilidade com a nova modalidade.

Com as provas para primeira habilitação exclusivamente na modalidade on-line, o Departamento quer agilizar o procedimento para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entretanto, idosos ou pessoas que tem pouco contato com computador ou tecnologia no geral podem sair prejudicados com as provas on-line.

Isso vem preocupando quem pensa em tirar a carteira de motorista, já que podem ter dificuldade em fazer a prova digital sem ter a opção do papel e caneta. Conforme o órgão, Bela Vista, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Itaquiraí, Ivinhema, Mundo Novo, Sete Quedas e Sonora passam a adotar a modalidade em agosto.

O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Santos, esclarece que na geração da prova on-line é utilizado o mesmo banco de questões utilizado na prova escrita.

Hoje, o procedimento já é adotado em diversas cidades do Estado, como Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Campo Grande. Segundo o órgão, a prova on-line já acontece em 31 municípios do Estado para a primeira habilitação.

Porém, há previsão para que em breve condutores infratores e os que estiverem com CNH vencida há mais de 5 anos também possam realizar no mesmo formato.