Centenas de corinthianos participaram de um jogo beneficente, no Belmar Fidalgo, centro de Campo Grande, na tarde deste sábado (2). Entre os atrativos estão as ‘estrelas’: Chicão (um dos maiores zagueiros da história do Corinthians, campeão mundial pelo clube em 2012) e Tupãzinho (autor do gol que deu o título brasileiro ao time em 1990).

De acordo com a organização do evento, o objetivo é arrecadar mais de ‘mil brinquedos’ até o próximo dia das crianças, para serem distribuídos em três comunidades da capital:  Caiobá, Cidade de Deus e o local conhecido como ‘Favela do Mandela’. Uma grande caixa de papelão já estava lotada com brinquedos. “É histórico pra Campo Grande e até pro Mato Grosso (tem torcedores de Rondonópolis presentes). E este vai ser o primeiro de muitos eventos,  obrigado a todos por acreditarem no projeto”, disse André Mandu, um dos organizadores.

Fotos: Alicce Rodrigues (Midiamax).

Ao som dos Racionais MCs, o maior grupo de rap brasileiro e, é claro, com o hino do Corinthians, arquibancadas ficaram lotadas com famílias e muitas crianças de escolinhas de futebol do timão. Faixas de diferentes torcidas organizadas foram colocadas em torno do campo.

Os ídolos do Corinthians

Chicão foi ‘cercado’ por torcedores em busca de autógrafos e pela imprensa para entrevistar o ídolo corinthiano. Antes do início do jogo, com vários convidados de Campo Grande, Chicão falou da relevância de eventos beneficentes como este. “Ficamos muito muito feliz porque através do que conquistamos em campo, podemos fazer este tipo de trabalho social e reverter, hoje, com brinquedos. Mas também tem muitas ações que arrecadamos alimentos pra quem precisa”.

Chicão, ex-jogador do Corinthians. Foto: Alicce Rodrigues.

Além do mundial interclubes, Chicão conquistou 7 títulos ao todo pelo clube, entre eles, Libertadores da América, Brasileirão, Copa do Brasil e dois Campeonatos Paulista.

O outro ídolo do timão, Tupãzinho, falou da história do Corinthians e do projeto que ele tem no interior de São Paulo. “Eu já trabalho com projeto social lá em Tupã, é gostoso trabalhar com a meninada e estar dando esta oportunidade pra esses meninos saírem da rua. É bom demais porque o Corinthians é muito forte e tem muitas pessoas que ajudam nosso projeto lá.”

Tupãzinho, ex-jogador do Corinthians. Foto: (Alicce Rodrigues).

Prefeita ‘veste a camisa’

O evento contou com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). Com a camisa do Corinthians, ela disse que é uma honra receber jogadores que fazem parte da história do time. “Muitas pessoas são beneficiadas com jogo como este. Os jogadores vêm e trazem o seu brilho, o resgate da sua história fortalece o futebol, é um evento relevante e louvável. E nós também estamos transformando o esporte em todas as regiões da capital como meio de inclusão, em várias modalidades, mas o futebol é sempre o mais pedido pelas crianças”, disse.

Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). Foto: Alicce Rodrigues.

Um dos torcedores fanáticos do timão, Edvaldo Santos, que é motorista de 42 anos, levou uma boneca da ‘Barbie’. Ele também participou do evento no ano passado. “Em 2022, eu consegui autógrafo do Ronaldo Giovaneli (uma dos maiores goleiros da história do Corinthians) e do Neto (ex-meio campista e, atualmente, apresentador). É claro que hoje quero um autógrafo do Chicão”, disse Edvaldo.