A Carreta da Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) irá estacionar em aldeias indígenas a partir da próxima semana para oferecer serviços do Poder Judiciários os povos originários de . A ação terá início na segunda-feira (11) e se estenderá até a sexta-feira (15).

Na segunda e terça-feira, o atendimento ocorre na Aldeia Limão Verde, nos outros dias serão atendidos os povos da Aldeia Bananal.

A iniciativa Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais envolve uma van, que leva servidores dos juizados até as comunidades onde vivem indígenas e quilombolas.

Segundo o Des. Alexandre Bastos, o projeto Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais pretende prestar atendimento às comunidades que têm dificuldades e limitações para acessar o Judiciário, oportunizando soluções pré-processuais e agilizando atermações das demandas.

Além disso, também serão oferecidos os serviços da Carreta da Justiça, unidade móvel que visa levar agilidade e conforto no atendimento à população das cidades que não possuem prédios do Fórum, permitindo que o cidadão não necessite deslocar-se até outro município, sede de comarca.

Com uma equipe capaz e preparada para levar a justiça até o cidadão, a Carreta da Justiça é uma miniatura de um fórum com gabinete do juiz, salas para promotor e defensor público.