Esta sexta-feira (27) marca o prazo de 100 dias para as provas do (Exame Nacional de Ensino Médio), que acontecem em 5 e 12 de novembro de 2023. Em reta final, professores dão uma dica de ouro para os estudantes em MS.

“Acredito em uma pequena frase: Não procrastine, não perca mais tempo para estudar, comece agora; assim que você termina de ler esta frase”, orienta o professor Antonio Pereira, do cursinho (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Segundo o mestre, o momento requer atenção e intensidade nos estudos. “Neste momento é essencial que aumente em intensidade os estudos, porém, duas semanas a data da realização da prova, reduzir o ritmo, evitando a fadiga no dia prova”, explica ao Jornal Midiamax.

O professor de matemática e de cursinho preparatório para o Enem e pré-vestibular, Fernando Paduin, afirma que os planos de estudos precisam ser individualizados e que não existe uma regra pronta para todos os alunos. 

“Tem aluno que dá conta de estudar até dez, doze horas seguidas por dia e vai bem, tem guri que se estuda mais de três horas acaba atrapalhando e perde a concentração”, diz. 

E para quem pretende começar a estudar a partir de agora, o professor tranquiliza e diz que as 15 semanas até a prova são suficientes para se preparar. Porém, ele ressalta que a rotina de estudos precisa ser bem disciplinada. 

enem
Estudantes devem intensificar estudos neste momento (Arquivo, Jornal Midiamax)

Foco e disciplina

Conforme o professor Antonio, na reta final o foco dos estudantes deve ser estratégico. “Revisar conteúdos-chave e identificar suas fraquezas são cruciais. Pratique com provas anteriores para entender o estilo das questões e gerenciar o tempo”, indica o profissional.

“Dê atenção especial às matérias com maior peso na nota, principalmente redação e use recursos de aulas online para aprofundar o aprendizado”, orienta. Neste ano, a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação nesta edição será aplicada no dia 5 de novembro e a de Ciências da Natureza e Matemática no final de semana seguinte, dia 12. 

Entretanto, a rotina intensa de estudos não pode ser desequilibrada. “Cuide da saúde física e mental, equilibrando estudos e descanso. Organize um cronograma realista e mantenha-se disciplinado. Acredite em si mesmo e mantenha a confiança. Lembre-se de que cada dia conta e, com esforço e dedicação, você estará pronto para enfrentar o Enem com sucesso”, garante Antonio.

O gabarito da prova será publicado no dia 24 de novembro e o resultado do exame será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, no Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Além disso, o professor Antonio tem seu próprio cursinho, o UmaQuestao, que é totalmente gratuito. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Confira abaixo o cronograma do Enem 2023:

  • Inscrições: 5 a 16 de junho
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 5 a 16 de junho
  • Pedidos de isenção: 17 a 28 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção: 8 de maio
  • Recursos dos pedidos de isenção: 8 a 12 de maio
  • Resultado final da isenção: 19 de maio
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Resultado: 16 de janeiro de 2024

Para saber mais detalhes sobre o Enem 2023, leia o Edital Nº 30/2023 clicando aqui.