VÍDEO: Sem drenagem, água da chuva com esgoto invade casas no Jardim Nhanhá
“Já deixo tudo pra cima, porque sei que vai alagar”, disse morador sobre chuva na região
Ranziel Oliveira, Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chuva que atingiu Campo Grande nesta terça-feira (6) deixou os moradores do Jardim Nhanhá com casas tomadas pelas águas. Sem drenagem na Rua dos Andes, esquina com a Rua dos Peixes, até água do esgoto voltou pelo ralo do banheiro de casa.
O presidente do bairro, Erickson Roberto da Costa, 40 anos, é mecânico e disse à reportagem que todas as vezes que chove forte, a água da chuva acumula no final da rua e, sem ter para onde escoar, invade as casas e até o seu comércio.
“Na oficina, quando chove eu já deixo tudo para cima, porque sei que vai alagar. Colocamos canaletas, mas não adiantou, porque é grande o volume de chuva. Vem água de todos os lados do bairro e alaga. Sempre alagou, mas depois que colocaram o muro no terreno aqui, piorou”, disse.
Dayana Mota Pereira, 34 anos, mora com as três filhas e nesta terça-feira a água da chuva voltou pelo ralo do banheiro com restos do esgoto. Ela comenta que não é a primeira vez que tem a casa danificada com água da chuva devido à falta de escoamento.
“Na chuva do ano passado a água invadiu a casa e perdi minha cômoda, guarda-roupa e um computador. As águas saem da boca de lobo e como aqui as bocas de lobo estão entupidas, começam a voltar e invade as casas. No meu banheiro e água voltou pelo ralo e pela pia, como a rede é conectada com o esgoto, voltou água do esgoto para casa”, comentou.
A reportagem esteve no local e constatou que o peso do volume de água foi tamanho que entortou o portão da moradora. “É triste, sou só eu e as crianças, trabalhamos todo dia para ter um conforto e uma chuva acaba com tudo”.
Marcia Aparecida, de 57 anos, mora há 40 anos no bairro. “Sempre teve essas enchentes aqui. Meu marido fez essas muretas e mudança no portão porque ela estava invadindo tudo. Não é fácil, você fica desesperado”, comentou.
A reportagem procurou a Prefeitura Municipal, que enviou nota:
“A Sisep informa que esta região da cidade tem uma estrutura de drenagem construída há mais de 20 anos. Com a aceleração do processo de adensamento, que ampliou a impermeabilização, aumentou a velocidade do escoamento da enxurrada num nível acima da capacidade de captação das bocas de lobo.
A Sisep continuará fazendo o trabalho de limpeza das bocas de lobo e e estudará alternativas para melhorar esta estrutura de drenagem”.
*Matéria atualizada às 18h20
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
No Nova Lima, várias ruas estão alagadas
Peças de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.