Sem energia por 14 horas após tempestade, produtor perde leite, queijos e amarga prejuízo

Situação recorrente desanima produtores do Estado; há três semanas a propriedade passou três dias sem energia elétrica e prejuízo foi ainda maior para produtor

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Queijos estavam prontos para serem entregues, mas estragaram sem energia elétrica. (Foto: Fala Povo)

A semana começou com prejuízo para um pequeno produtor de leite de Jaraguari. A propriedade de Jose Alceu Cabral passou mais de 14 horas sem energia elétrica, tempo suficiente, para perder 27 queijos prontos para entrega e 24 litros de leite.

O prejuízo passa de R$ 500 só considerando os queijos, sem contar o leite que também precisou ser descartado. A pequena agroindústria de Alceu ficou sem energia elétrica das 23h de domingo (13) até às 13h de segunda-feira (14).

O problema é que o prejuízo até seria pouco se não fosse recorrente. Há três semanas a mesma cena se repetiu, mas com três dias sem energia elétrica os estragos foram piores.

Desânimo com o setor

“Mercados reclamam de falta de constância, mas como vou ter constância na entrega se falta energia, que é um insumo básico. Não temos segurança de produção, nem segurança financeira para trabalhar”, conta o produtor, desanimado com a situação.

Ele explica que o queijo fora da geladeira estraga. A embalagem a vácuo protege o queijo por 14 dias refrigerado. Sem refrigeração, o produto fica impróprio para o consumo humano.

No fim de outubro, quando passou três dias sem energia, além de perder a produção de queijo e leite, algumas vacas ficaram doentes. “Alguns animais tiveram mastite por ficar três dias sem tirar leite e aí o prejuízo aumenta”, conta.

O que diz a empresa de energia

Em nota, a concessionária explica que chuva impactou principalmente as regiões sul, sudoeste e centro do Estado. Só em Campo Grande, 27 bairros ficaram sem energia elétrica. A empresa afirma que acionou o plano de contingência e triplicou o número de equipes em campo para atender às ocorrências de falta de energia na Capital e também no interior do Estado.

A concessionária esclarece ainda que para as ocorrências envolvendo queda de árvores de grande porte e volume expressivo de vegetação na via, que impeçam a atividade das equipes da Energisa, é necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no corte e retirada de galhos para que a recomposição do sistema elétrico seja concluída.

Por segurança e agilidade, a Energisa orienta aos clientes buscarem atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).

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