A disse que recebeu até as 9 horas desta segunda-feira (21) 81 mil declarações do 2022, ano-base 2021. Em Mato Grosso do Sul, são esperadas 478 mil declarações. Em todo o país, foram entregues 5,8 milhões de documentos, de 34,1 milhões aguardados. O prazo começou em 7 de março e termina em 29 de abril.

Restituição

Quem quer se adiantar para receber a Restituição do Imposto de Renda do primeiro lote deve ficar atento aos documentos necessários. A Restituição é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Ou seja, se você por acaso pagou a menos, tem saldo a pagar; porém, se pagou a mais, tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo. Isso geralmente ocorre por causa das deduções do Imposto de Renda.

O primeiro lote de restituição normalmente é prioritário e abrange as pessoas idosas, pessoas com deficiência e professores independentemente do período em que a declaração foi feita. Mas de modo geral, neste ano de 2022, as pessoas que pagarem um valor maior que o devido terão restituição mais rapidamente, isso porque o número de lotes foi diminuído de 7 para 5.

O pagamento do primeiro lote inicia no final do mês de maio e os demais seguem a ordem até setembro de 2022. Acessando o site da Receita Federal o contribuinte pode consultar o andamento da sua restituição, basta preencher os campos do CPF, data de nascimento e captcha.

Os contadores já contam com o dinheiro extra que devem ganhar com a procura de clientes que desejam ajuda na hora de declarar o imposto de renda. A contadora Paula Nogueira, de 42 anos, explica que anualmente ela tem a ‘clientela fiel' e que o tempo de entrega de prestação de contas fiscais é o período que os escritórios de contabilidade faturam bastante.

Abaixo, confira os principais documentos necessários para declarar o IR 2022. Mas, atenção: esse é apenas um guia para te ajudar a levantar os documentos. Se tiver dúvidas na hora da declaração, o site da Receita Federal reúne as informações oficiais.