Quer plantar no Dia da Árvore? Saiba quais as melhores espécies e o que diz a legislação de Campo Grande

Distribuição de mudas de árvores é comum nos dias que antecedem a data de homenagem delas e por isso deve-se conhecer os regramentos da arborização urbana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
árvore
Árvores do canteiro da Afonso Pena (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Que as árvores são uma peça fundamental no ecossistema e têm importância para a saúde, todo mundo já sabe, mas em uma sociedade organizada, até um simples plantio em homenagem a data especial requer cuidado e planejamento.

Com a proximidade do Dia da Árvore, nesta quarta-feira (21), é comum as ações de plantio por ONGs e órgãos públicos, principalmente com distribuição de mudas para a população. Para isso organizar a arborização de Campo Grande, existe o Guia de Arborização Urbana da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

O documento traz informações como: a escolha adequada da espécie, como plantar e manter a árvore e ainda dicas sobre a poda e a remoção das árvores – que devem ter permissão da Semadur para acontecer. Confira:

Qual a melhor espécie?

Para começar, antes de escolher uma espécie, é importante priorizar as nativas, que apresentam adaptabilidade às condições adversas ao ambiente urbano – sem deixar de considerar aquelas exóticas adaptadas ao clima e condições locais que se mostraram favoráveis para implantação na arborização urbana.

árvores
Árvores do canteiro da Afonso Pena (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

O guia recomenda algumas espécies para plantio em calçadas e passeios públicos, separados por região, de acordo com as especificidades, sendo de pequeno, médio e grande porte. Para a região do Anhanduizinho, são recomendadas o Angelim, Ipê-mirim e Ipê-rosa e branco.

No Prosa, as espécies pedidas são: Aroeira-pimenta, Pau-brasil, Aroeira e os ipês já citados anteriormente. Para a região Bandeira, Aldagro, Ipê-amarelo e roxo e Sibipiruna são as recomendadas. No Centro, a Semadur orienta o plantio da Sibipiruna, Magnólia-amarela e Árvore-da-china.

No Imbirussu, a recomendação é que sejam plantadas as espécies Ipê-mirim, Pata-de-vaca, Ipê-roxo e amarelo. Na região Lagoa, as árvores que mais podem se desenvolver bem são as Aroeira-pimenta, Ipê-mirim e Magnólia-amarela.

Por fim, na área do Segredo, Ligustro, Angico-vermelho, Ipê-rosa e Angelim são as recomendadas. Conforme o guia, deve-se escolher, preferencialmente, somente uma espécie para cada lado da rua ou para cada rua, pois facilita o acompanhamento do desenvolvimento, o controle de pragas e doenças e o programa de podas.

Como plantar?

Caso você tenha obtido ou ganhado uma muda, as instruções para plantá-la são: ela deverá ser retirada da embalagem com cuidado e apenas no momento do plantio (cuide para não danificar o torrão que envolve a muda).

A posição da muda na buraco de terra deve ser tal que permaneça à mesma profundidade em que estava no viveiro, ou seja, o preenchimento da cova deve levar em conta que o colo da muda permaneça no nível do solo e deve ser feito de forma que as bordas fiquem mais elevadas, formando uma bacia de captação de água.

Não é recomendável o plantio dentro de manilha de concreto ou quaisquer tipos de obstáculos que restrinjam o espaço de crescimento das raízes, pois o seu uso deforma o sistema radicular da árvore, podendo ocasionar consequências como a queda do exemplar por falta de sustentação quando este atingir a idade adulta.

As dimensões para o plantio são:

plantio muda
Dimensões para o plantio de mudas (Foto: Reprodução)

Como podar?

Na arborização urbana, a poda tem por objetivo conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento, eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou praguejados, remover partes da árvore que colocam em risco a segurança ou partes que causam danos incontornáveis às edificações ou equipamentos urbanos.

Alguns tipos de poda são:

Poda de formaçãoUsada para substituir os mecanismos naturais que inibem as brotações laterais para conferir à árvore crescimento ereto e à copa altura que permita o livre trânsito de pedestres e veículos.
Poda de limpeza ou manutençãoElimina ramos secos ou senis, de ramos ladrões, dos ramos epicórmicos (brotações) e dos brotos emitidos por raízes.
Poda de adequaçãoÉ usado quando é necessário solucionar ou amenizar conflitos entre equipamentos urbanos e arborização e, também, remover partes que impeçam a livre circulação.
Poda de emergênciaA poda de emergência é realizada para remover partes da árvore que colocam em risco iminente a integridade física das pessoas ou do patrimônio público ou particular.
Poda de raízesEm alguns casos, é possível solucionar os transtornos causados pelo afloramento de raízes através da poda de raiz. Porém, esta prática deve ser evitada, já que pode comprometer a estabilidade da árvore e trazer alguns danos.

Qualquer iniciativa que afete as árvores, tanto na via pública quanto em terreno próprio, exigem autorização da prefeitura. Para remover, podar ou plantar árvores, preencha o preencha o requerimento e dirija-se a CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), na Rua Marechal Rondon, nº 2655, em frente à Maternidade Cândido Mariano, com os documentos pessoais e da localização precisa das árvores.

Somente o proprietário do imóvel ou representante legal poderá fazer o requerimento. Além disso, quem remover, podar ou danificar árvores de vias públicas estará sujeito a multas da Lei de Crimes Ambientais.

Benefícios da arborização

Entre os benefícios da arborização no meio ambiente estão a amenização da radiação solar, redução das temperaturas e sensação térmicas nas superfícies, além de aumentar a umidade relativa do ar, e consequentemente, a frequência de chuvas.

Para o ser humano, as árvores absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio, valoriza imóveis e aumenta a sensação de bem-estar e melhora a saúde mental e física. Para conferir o Guia de Arborização completo, basta clicar aqui.

Árvores
Árvores do canteiro da Afonso Pena (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Plantio em Campo Grande

No quarta-feira (21) será realizado o plantio de 21 árvores da espécie paineira, no canteiro central da Avenida Duque de Caxias. O plantio será iniciado às 9h em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste).

Já no dia 25 de setembro, a partir das 9h, o plantio de árvores nativas será realizado no Parque Sóter, visando promover maior concentração arbórea no local. O evento ocorre em parceria com o Rotary Club.

Conteúdos relacionados