Por reajuste salarial, professores de Laguna Carapã entram em greve na terça-feira
Município ofereceu reajuste de 13% para categoria
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aderindo a mobilização nacional, os professores municipais de Laguna Carapã, a 283 quilômetros de Campo Grande, aprovaram o indicativo de greve e devem paralisar as atividades nesta terça-feira (22). A categoria reivindica o reajuste salarial que estaria congelado há dois anos.
Segundo o presidente do Sintrab (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica), Sidnei José Fernandes, ainda na manhã desta segunda-feira (21), professores de áreas rurais estavam sendo informados sobre a manifestação. Ele questiona a falta de aumento no piso salarial, que atualmente é de R$ 1.445,86, com jornada de 20 horas semanais. “Amanhã iniciaremos nossa greve, órgãos oficiais já foram comunicados, estamos agudando o prazo de 72 horas, que começa amanhã”.
Em carta aberta, o sindicato relatou que há em 4 de fevereiro deste ano, a nº 67 do ministério da Educação, oficializou o reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, no percentual de 33,24%, Entretanto, reclama que não houve diálogo com o município, rejeitando a proposta municipal de 13%, enviada à Câmara Municipal para o projeto de lei.
O sindicato também informou que a categoria irá paralisar as atividades por tempo indeterminado “até que nossas reivindicações sejam atendidas. Não estamos somente reivindicando o reajuste salaria de acordo com a lei, estamos reivindicando a valorização da classe, com salário digno, com condições de trabalho, material adequado, reforma da estrutura física das escolas, entre outras reivindicações que vêm de encontro com a valorização da educação”
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal reiterou que a proposta de 13% foi feita desde o início da mobilização, com valor imediato e retroativo no começo do ano, obedecendo os limites fiscais possíveis do percentual da folha de pagamento. O município informou que também propôs uma nova reunião para reanálise em junho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Com venda de quadrinhos, jogos e troca de figurinhas, evento reúne público geek em Campo Grande
Super-Feira da Banca Modular é especial de Natal, com opções para fãs de cultura nerd
Ong indígena afirma que morte de rezador em MS foi por intolerância religiosa
Crime aconteceu na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista na quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.