Centro recebeu R$ 60 milhões em obras, mas falta de semáforo faz pedestres se arriscarem em cruzamento
“Semana passada teve um atropelamento. O povo tem que correr para passar, é um risco iminente”, reclama pedestre
Mariane Chianezi, Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O cruzamento entre as ruas Dom Aquino e 13 de Maio tem sido alvo de reclamações de pedestres que passam diariamente pelo Centro de Campo Grande. Mesmo após a prefeitura gastar mais de R$ 60 milhões no Programa Reviva Campo Grande, o cruzamento está sem semáforo para os pedestres, que se arriscam para atravessar a via.
Segundo o comerciante Geovano Zanielli, de 42 anos, quando o semáforo na Rua 13 de Maio fecha, os carros seguem o fluxo, fazem a conversão e o pedestre que quer atravessar se arrisca entre os veículos. “Semana passada teve um atropelamento, os carros não param porque não tem semáforo para as pessoas. O povo tem que correr para passar, é um risco iminente, o pedestre tem que se aventurar”, disse.
Ele relatou que, entre batidas de motos e atropelamento de pedestres, pelo menos 4 ocorrências acontecem por mês. “Só registra quando é grave, quando não, a pessoa levanta e vai embora”, disse.
“Para o cego é pior ainda, os veículos passam com as pessoas atravessando e quase batem, Campo Grande está complicado”, comenta a comerciante Ângela Maria Fernandes, de 46 anos.
Calçada vira ‘armadilha’
Outro problema indicado é o desnível da calçada localizada no cruzamento. A reclamação é que já houve pedestres que caíram e também os que se machucaram gravemente. Enock Nonato Batista, vendedor ambulante, relata que muitas pessoas passam pela calçada olhando para o celular e tropeçam.
“Uma senhora de idade estacionou o carro e tropeçou, bateu a cara no chão e machucou o nariz. Todo dia alguém tropeça. Um perigo”, disse.
Viviane Castilho Lema, vendedora, afirma que testemunhou pedestre caindo. “Já vi uma mulher cair de cara no chão e ir sangue pra todo lado por causa dessa calçada, todo dia alguém tropeça, até eu já caí distraída”, afirma.
Ela reforça a reclamação sobre o cruzamento. “Fica o sinal vermelho para os carros e abre para o outro, e os carros não deixam as pessoas atravessarem. Ou você passa correndo ou não passa. Cadê o semáforo para os pedestre?”, questiona.
Em nota, a prefeitura contestou a reclamação dos pedestres e afirmou que o problema é na conduta dos motoristas e motociclistas, que agem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Sem citar a falta do semáforo para pedestres em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, a prefeitura de Campo Grande afirmou que age de maneira educativa para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre as normas de trânsito.
“Por meio do Departamento de Educação para o Trânsito da Agetran, são realizadas campanhas e abordagens educativas, teatro nas escolas e nas vias, além de videopalestras. Na região central é realizado dentro dessas ações, o teatro itinerante, por meio do qual a Prefeitura leva alegria e informação para todos que estão circulando pelo centro e também para os comerciantes”, diz a nota.
Ainda conforme a nota da prefeitura, “a chefe de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rota lembra que no Centro de Campo Grande, quando nos comprometemos a andar 30 km/h estamos dizendo sim para a vida, para a própria vida e a de todas as outras pessoas que também têm famílias”.
Por fim, a prefeitura diz: “Ela reforça que aos condutores vale a seguinte regra: independentemente de quem seja é preciso proteger o pedestre. Ao avistar um pedestre, o condutor precisa pisar no freio ou desviar”.
*Alterada às 07h02 em 24/09/22 para acréscimo de posicionamento da prefeitura
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.