O governo do Paraná anunciou que a obra de revitalização da rodovia que liga o Mato Grosso do Sul a Umuarama (PR) — a Estrada da Boiadeira (BR-487) — ultrapassou 80% do índice de conclusão e todo o trecho estará liberado para execução a partir de junho.

Ao todo, são 46,91 quilômetros de implantação de asfalto, com início na divisa com o Mato Grosso do Sul, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, até Umuarama, no Noroeste do Paraná. Com o asfalto implantado neste traçado, os carros e caminhões que trafegam em Mato Grosso do Sul vão conseguir economizar até 20 quilômetros para chegar a Umuarama, já que hoje é preciso desviar dos trechos não pavimentados.

Rota Bioceânica – A pavimentação da Boiadeira também possibilitará a interligação com uma rodovia de mais de 2,4 mil quilômetros entre (MS) e o Porto de Antofagasta, no Chile, reduzindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até países como China, Japão e e a ajudará na atratividade a novos e importantes mercados do Pacífico como Indonésia, Filipinas e Austrália.

Conforme o governo do Paraná, o pacote contempla ainda dois contornos (Santa Eliza e Icaraíma) e obras de arte especiais, com investimento total de R$ 232,8 milhões, fruto de um convênio com a Binacional. Estão em execução, nesse momento, as obras de arte, como viadutos, pavimentação, terraplanagem e estruturação dos sistemas de drenagem.

“A estrada está bem avançada. É uma ligação com potencial fantástico de fomentar o turismo e resultar em mais desenvolvimento para o Noroeste. E não há mais dúvidas de que é essencial para gerar mais empregos”, informou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, em nota.