O ano já entrou no último quadrimestre (setembro a dezembro), com vários feriados ainda para acontecer – incluindo dois prolongados. Ao todo, Mato Grosso do Sul ainda tem 9 feriados (estaduais e nacionais) pela frente.

A clássica Semana do Saco Cheio deve acontecer na segunda semana de outubro (entre 8 e 12). Inclusive, o Dia do Servidor Público, que acontece no dia 28 de outubro, foi antecipado para 10 de outubro. Alguns locais, inclusive, podem aproveitar o embalo e incluem também os dias 13 e 14.

Com isso, o combo do ‘Saco Cheio' começa no fim de semana (8 e 9 de outubro), seguido pelo dia do Servidor (10), Criação do Estado de MS (11) e finalizando com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O outro feriado prolongado acontece por conta de 15 de novembro, para o feriado de Proclamação da República, que cai em uma terça-feira. Rotineiramente as instituições costumam emendar e prolongar a data, promovendo um feriadão de 12 a 15 de novembro.

Confira os demais feriados do ano:

  • 7 de setembro – Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 10 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo) – antecipação do dia 28 de outubro
  • 11 de outubro – Criação do Estado (feriado estadual)
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 2 de novembro – Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional)
  • 24 de dezembro – Véspera de (ponto facultativo)
  • 25 de dezembro – Natal (feriado nacional)
  • 31 de dezembro – Véspera de ano novo (ponto facultativo)

Turismo já se prepara para os feriados

Os feriados prolongados são um prato cheio para o turismo faturar, já que são nessas oportunidades que as pessoas costumam fazer viagens mais longas para aproveitar os dias de folga. Mato Grosso do Sul é cheio de atrativos turísticos e o trade turístico do Estado já se prepara para os feriados.

Gerente de uma pousada em Jardim, Marcela Diógenes garante que a expectativa do setor está alta para esta temporada, principalmente por conta do controle da Covid-19. “Vai ser o primeiro fim de ano sem nenhuma restrição e a gente já percebeu uma mudança nesse ano, então a expectativa é muito boa”, disse.

“Os próximos [meses] têm esses feriados e já estamos com reservas para as datas. Quem ainda estava receoso percebeu uma maior segurança e que ainda dá tempo de viajar”, opinou a gerente.

Quanto aos turistas de MS, Cristina Moreira Rocha, proprietária de um complexo turístico de Miranda, explica que, geralmente, os feriados prolongados movimentam o setor local, entretanto, os turistas de fora já lotam a agendas dos próximos meses. Hotéis, pousadas e passeios da região do estão lotados e com agenda cheia.

“Pela primeira vez na pandemia, tivemos tradicionais, com famílias viajando com as crianças e filhos. Percebemos que não depende tanto de feriado. O turista daqui [MS] aproveita mais feriado prolongado, de três dias. O turista de fora fica uma semana para visitar”, explicou.