Os donos de cães e gatos tiveram uma manhã diferenciada nesta quarta-feira (30), no bairro , região sul de . Ao levar os pets, além de ganhar ração, pegaram uma senha para a microchipagem, vacinação e vermifugação, em um complexo de bem-estar animal que, há muito tempo, vinha sendo requisitado por moradores de Campo Grande. 

Com R$ 3 milhões investidos, a UPA VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário) 24 horas também será um centro de acolhimento transitório para cães e gatos. A obra faz parte do pacote de obras do Reviva Mais Proteção Animal e oferta uma variedade de serviços, mediante entrega de 500 senhas, conforme afirmou ao Jornal Midiamax a titular da Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal), Ana Cristina Camargo de Castro.

Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

“Pela primeira vez temos algo voltado para o bem-estar animal. Nós conseguimos avanços, aprovamos projetos e garantimos recursos. Agora a Upa Vet vai ser verdade. Estamos no processo licitatório e o prédio vai ser construído”, afirmou o prefeito Trad (PSD). 

Cristina Silva Santos, de 45 anos, levou um dos animais para castrar. “Também tenho três gatos e outros dois cachorros, mas, trouxe a minha cadela porque ela tinha dado cria. Foram 7 filhotes. Trouxe ela agora para prevenir mesmo”, alegou. 

Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

Ricardo de Souza, de 42 anos, foi ao local para pegar ração e também recebeu informações sobre doenças. “Foi uma oportunidade para aprender quais doenças eles podem correr risco e também pegar uma senha para castrar”, finalizou. 

Tutores apelam para redes sociais

No aguardo desde 2012, a UPA-VET será um local de atendimento de urgência e emergência para animais de pequeno porte, na capital sul-mato-grossense. Enquanto isso, com casos de bichanos atropelados, muitos donos usam as redes sociais para fazerem apelos e conseguirem atendimento a animais feridos.

Locais para possível atendimento

Algumas universidades de Campo Grande oferecem o serviço de atendimento veterinário, com preços mais acessíveis. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) cobra a taxa de R$ 35 e faz o atendimento a partir das 7h até as 17h, fechando para almoço. Por ser muito concorrido, é importante chegar cedo. O Hospital Veterinário fica na avenida Senador Felinto Müller, nº 2443, e os telefones para contato são: (67) 3345-3610 ou (67) 3345-3611.

Outra opção é a (Universidade Católica Dom Bosco), onde o atendimento é feito no campus do curso de veterinária, localizado na avenida Tamandaré, nº 6000, com atendimento também em horário comercial, onde é cobrada taxa social. Informações podem ser obtidas pelo (67) 3312-3809.

Já na clínica da Uniderp Agrárias os valores são mais em conta do que em clínicas particulares. O atendimento é por ordem de chegada, até as 16h, na avenida Alexandre Herculano, nº 1400, Veraneio. O telefone para mais informações é o (67) 3309-6524.

Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax