O MEC (Ministério da Educação) e o (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) lançam nesta terça-feira (8), o reality show Merendeiras do Brasil, em Brasília.

O concurso reúne 15 merendeiras de todo o país, sendo 3 de cada região, que foram selecionadas com base nos critérios do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). No fim do reality, uma será selecionada como a melhor do Brasil.

De acordo com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte o reality também busca mostrar a importância da alimentação saudável dos estudantes. “O reality show Merendeiras do Brasil pretende mostrar o impacto que uma alimentação saudável tem no aprendizado dos nossos estudantes e como isso pode refletir decisivamente no futuro dos nossos cidadãos”, explica.

O ministro da educação considera o programa de grande relevância. “Esse reality show é uma forma de agradecer e de mostrar a importância que essas merendeiras têm na formação dos nossos estudantes”, destaca. 

A coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos aponta que o programa nacional trabalha em dois eixos principais: oferta de alimentação escolar adequada e de qualidade, bem como a educação alimentar, para incentivar hábitos alimentares saudáveis nos estudantes. “Queremos que a merendeira seja vista e seu trabalho valorizado. O reality dará visibilidade a cada uma delas, ao lugar de onde vem, ao seu jeito especial e único de preparar as refeições, e também à cultura alimentar regional”.

O reitor da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Roque do Nascimento Albuquerque, destaca o carinho das merendeiras em suas produções. “É tanto amor que vem das merendeiras que vale a pena encontrar a satisfação nesses sorrisos, que é a marca de vocês”. 

O reality show será transmitido pela televisão, no canal Rede TV, todos os domingos 12h às 13h. Ao total, o programa conta com 8 episódios em que as participantes serão desafiadas pela equipe técnica do FNDE.

Além disso, as regras do prorgrama também determinam que 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar devem ser investidos na compra direta de gêneros produzidos pelos agricultores familiares, de forma a impactar diretamente na renda dessa parcela da população e na própria economia dos municípios.