Será inaugurado nesta terça-feira (19) pela Rede Hemosul, o Ambulatório de Coagulopatias na unidade do Hemosul do . A unidade irá funcionar no período da tarde, conforme demanda dos pacientes e agendamento da equipe multiprofissional.

A proposta do ambulatório, um local com atendimento centralizado para os pacientes com coagulopatias é uma iniciativa da Rede Hemosul MS e da Aphems (Associação das Pessoas com Hemofilia de ) que em 2016 começou a ser elaborada e será concretizada por meio de parceria com o Hospital Regional.

O diretor-presidente do HRMS, Viana de Oliveira Leite, avalia que a unidade do Hemosul dentro do Hospital Regional, reativada em dezembro do ano passado, pode atender além das coletas. “Percebemos que o serviço poderia ser ampliado e com o apoio do Hemosul vamos ativar o novo ambulatório para Coagulopatias. Teremos mais um serviço importante para a população, ampliando o atendimento em nosso hospital”, explica.

A inauguração do ambulatório foi propositalmente colocada em abril, com o objetivo também de comemorar o Dia Mundial da Hemofilia, primeiro serviço a ser implantado no espaço, um atendimento multidisciplinar para os pacientes hemofílicos, com atendimento médico, de enfermagem, fisioterápico e de educação física, com a finalidade de melhorar a condição de vida, além dos fatores para profilaxia (tratamento preventivo) que já são distribuídos pela Rede Hemosul MS – SUS há tempos.

Além da inauguração do Ambulatório, neste mês de abril, os pacientes com hemofilia irão contar com a reabertura da piscina na Apae, parceira da Aphems e do Hemosul, para melhoria da reabilitação física do grupo.