Em inauguração, secretário diz que postos de saúde terão mudança na estrutura

Ar-condicionado nas unidades é uma das principais demandas dos usuários

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Unidade no Jardim Presidente foi inaugurada nesta quarta (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

A prefeitura de Campo Grande inaugurou, na manhã desta quarta-feira (21), a Unidade de Saúde da Família do bairro Jardim Presidente, que atenderá cerca de 9 mil famílias de bairros das redondezas. Durante a entrega do novo prédio, o secretário de Saúde, Sandro Benites, afirmou que a obra é um ‘pontapé’ em mudanças que devem ser feitas em mais postos de saúde da Capital.

Batizada de Dr. Nasri Siufi, a unidade inaugurada nesta quarta conta com três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e terá residência em Saúde da Família e Comunidade com profissionais da medicina, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, educação física, fisioterapia e odontologia.

De acordo com o secretário de saúde, todas as salas da unidade têm ar-condicionado e que essa é uma das principais reivindicações dos usuários. Sandro Benites afirma que mudanças em outros postos devem ser feitas para melhorar a estrutura física das unidades.

Secretário de Saúde diz que essa é primeira de uma série de mudanças que serão feitas em postos (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

“Essa é a primeira de uma série de um monte de modificações que vamos fazer na estrutura. A principal demanda da saúde hoje é a estrutura física, então a gente precisa organizar isso”, disse o secretário.

Ampliação de cobertura

Segundo a Sesau, a cobertura de estratégia de saúde foi ampliada de 35% para 75%, saindo da última para a quinta posição entre as capitais. Além da estruturação da rede, com a inauguração de novas unidades, a convocação de mais de 1,4 mil novos profissionais aprovados em concurso e o incremento das equipes e das residências multiprofissional e médica em saúde da família foram fundamentais para que fosse possível avançar.

A expectativa é de que nos próximos anos seja possível concluir a obra da última unidade de saúde que se encontra parada, no Jardim Perdizes, e iniciar novos projetos, incluindo a construção de duas novas unidades, nos bairros Jockey Clube e Nova Esperança.

O planejamento da Sesau prevê ainda obras de reforma e ampliação em mais de 20 unidades, incluindo as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e o CEM (Centro de Especialidades Médicas).

Conteúdos relacionados