Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas na região norte do MS

A Defesa Civil dispara alertas por seu serviço de SMS apenas em situações que requeiram atenção especial ou medidas preventivas.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Chuvas devem auxiliar na temperatura amena nos próximos dias.
Chuvas devem auxiliar na temperatura amena nos próximos dias.

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul disparou alerta de tempestade na região centro-norte do estado por meio de SMS para os números cadastrados no 40199, nesta quarta-feira (26). Ao todo, o aviso abrange 30 municípios e é valido até quinta-feira (27) às 10h. 

Os municípios na lista do alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba , Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas. 

Além disso, outros 29 municípios, incluindo Campo Grande, estão sob alerta de chuvas intensas que podem atingir acumulados de até  50 mm/dia e ventos de intensidade entre 40-60 km/h. 

Alertas do Inmet

A Defesa Civil disparou os alertas a partir das previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgadas nesta quarta-feira (26).

De acordo com o instituto, as chuvas intensas serão de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 50 a 60 quilômetros por hora. No entanto, os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixos.

Já o alerta de tempestade prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos fortes de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Conforme o instituto, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As instruções do Inmet recomendam não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descarga elétrica, bem como não estacionar o carro próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Serviço de alertas da Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul dispara alertas por meio de SMS para os cidadãos cadastrados. O serviço é gratuito e vem acompanhado de orientações. 

Para se cadastrar, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. A partir disso, o telefone e o endereço são incluídos de forma automática na lista de alertas em casos de desastres naturais. 

O serviço não divulga a previsão do tempo, mas alertas em situações que requeiram atenção especial ou medidas preventivas.

Conteúdos relacionados