Câmara Municipal de Campo Grande inaugura Sala da Procuradoria Especial da Mulher
Sala será inaugurada um dia após a celebração do Dia Internacional da Mulher
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sala específica da Procuradoria Especial da Mulher será inaugurada no próximo dia 9, quarta-feira, pela Câmara Municipal de Campo Grande. A sala servirá para atendimento a denúncias de violações de direitos e também será voltada para debater políticas públicas de interesses das mulheres. Na data, a Casa de Leis também sedia o Encontro de Vereadoras – Mais Mulheres na Política, evento em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Segundo informações da Casa de Leis, a Procuradoria vai acolher as mulheres, oferecer orientação jurídica e encaminhar aos órgãos competentes para que recebam atendimento adequado.
De acordo com a vereadora e procuradora especial da mulher na Câmara, Camila Jara (PT), o atendimento representa mais um importante instrumento institucional na luta contra a violência contra as mulheres. “Esperamos ampliar e fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres que já existe no Estado”, afirmou.
Em 2021, os vereadores da Capital aprovaram mudanças na composição da Procuradoria. Agora, na ausência de vereadoras, podem ser empossados como procuradores os vereadores homens e mulheres funcionárias da Casa. Além disso, todo projeto de lei que possa impactar direta ou indiretamente mulheres terão que passar obrigatoriamente pela Procuradoria da Mulher.
Inauguração
Um dia depois da celebração do Dia Internacional da Mulher, ocorre uma série de palestras do Encontro de Vereadoras – Mais Mulheres na Política. O evento, que inicia às 14 horas, terá a apresentação da sala da Procuradoria da Mulher. Camila irá detalhar a atuação e ações desenvolvidas.
Na sequência, conforme a programação, a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, vai falar sobre “A importância da participação da mulher na política”. O professor de Direito Benhur Ferreira irá debater sobre as atribuições constitucionais das vereadoras.
Participam ainda, de forma remota, a palestrante Silvia Rita Souza, coordenadora da seção brasileira da Women’s Democracy Network (WDN/Brazil), que defende direitos das mulheres e maior atuação da mulher na política, falando sobre “Mulher candidata: competindo para vencer”, e a senadora Simone Tebet com debate sobre a “Violência Política de Gênero”. O evento terá apresentação do Grupo Sampri na abertura.
Denúncia
A Procuradoria da Mulher da Câmara também estará aberta ao acompanhamento de denúncias dos casos de violência que já tenham sido registrados nos órgãos competentes (Delegacia da Mulher, disque 180) e/ou processos que estejam em andamento, mas que por algum motivo não tenham atingido o objetivo de proteção/reparação em tempo razoável. A partir do dia 9, no site da Câmara será possível acessar formulário para as denúncias. A Procuradoria atende no telefone 3316-1623 ou pelo e-mail procuradoriamulher.cg@gmail.com.
Com assessoria
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
No Nova Lima, várias ruas estão alagadas
Peças de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.