Cadastro Positivo de Condutores está aberto para adesão, mas ainda sem benefícios para MS
As vantagens só poderão ser aproveitadas a partir de 13 de outubro e, por enquanto, apenas duas empresas aderiram ao cadastro
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo Federal abriu na semana passada a adesão ao Cadastro Positivo de Condutores, uma ação que promete oferecer benefícios de empresas privadas e órgãos públicos aos condutores que não tiverem cometido infração nos últimos 12 meses. As vantagens só poderão ser aproveitadas a partir de 13 de outubro e, por enquanto, apenas duas empresas aderiram ao cadastro.
Na teoria, o condutor apto se cadastra no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e escolhe as vantagens que deseja entre as disponíveis. Mas, na prática, apenas duas empresas estão credenciadas e não contemplam moradores de Mato Grosso do Sul. Até dia 13 próximo, porém, novas empresas podem aderir ao cadastro.
De acordo com a diretora de Habilitação do Detran MS, o órgão estuda oferecer descontos nas taxas cobradas para renovação das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação), atualmente em R$ 222,31, mas a decisão sobre o assunto só deve sair após o período eleitoral. Além disso, a expectativa do Detran MS é de que até 2025, 200 mil condutores por ano estarão aptos a aderir ao cadastro.
Como participar
O Cadastro Positivo de Condutores é conhecido formalmente por Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), e o condutor que quiser participar pode se cadastrar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran. A partir disso, o nome da pessoa poderá ser consultado e constatado que está apto a receber os benefícios.
Além de não ter cometido nenhuma infração nos últimos doze meses, o condutor precisa estar com a CNH ativa, ou seja, não pode estar vencida há mais de 30 dias. Em caso de infração, o condutor é excluído do cadastro.
As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos, preenchendo formulário online. Em recompensa aos parceiros da iniciativa, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo “Parceiro do Bom Condutor”, que poderá ser utilizado nas ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.
O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) está previsto na nova lei de trânsito e foi regulamentado em maio pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Notícias mais lidas agora
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
- Abandonada, idosa de 83 anos é encontrada em casa sem comida e insalubre em Campo Grande
Últimas Notícias
Deficiência significativa atinge uma em cada seis pessoas no mundo
Alerta é da Organização Mundial da Saúde
Relatado por Nelsinho Trad, projeto que isenta bolsa de estudo no IR avança no Senado
A proposta agora segue para análise da Comissão de Educação do Senado Federal
Transparência no concurso público para professores da rede estadual de MS está em pauta na Alems
Requerimento foi feito pela pela deputada estadual Gleice Jane (PT)
VÍDEO: Árvore gigante corria risco de cair e moradores pediam retirada há três anos
Seringueira desabou nesta terça-feira, em Dourados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.