Saúde publica autorização para municípios de MS iniciarem aplicação da 3ª dose em todos os adultos
Previsão é de que todos acima de 18 anos recebam o reforço na imunização até maio de 2022
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (17), resolução que libera a aplicação da dose de reforço (3ª dose) da vacina contra covid em pessoas a partir de 18 anos.
Conforme a publicação, as doses devem ser aplicadas de forma gradativa a partir de cidadãos com maior idade até chegar em pessoas com 18 anos. Também foi autorizada a redução do intervalo entre a 2ª e 3ª dose de 5 para 4 meses, seguindo orientação do Ministério da Saúde.
O texto indica, ainda, que a vacina para dose de reforço deve ser, preferencialmente, da Pfizer. De forma alternativa, podem ser usados imunizantes da Janssen ou AstraZeneca.
Tomei vacina da Janssen, e agora?
De acordo com a SES, quem tomou o imunizante da Janssen, de dose única, deve tomar a 2ª dose da mesma vacina, com intervalo de 8 semanas entre as aplicações. Depois, com intervalo de 4 meses, poderá ser aplicada a dose de reforço, preferencialmente da Pfizer.
Novas regras
A ampliação da oferta da 3ª dose foi anunciada na terça-feira (16), durante entrevista coletiva do ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que toda a população adulta receba a dose de reforço até maio de 2022.
A medida já era esperada pelas entidades de saúde estaduais e recebeu apoio do Cosems (Conselho Estadual de Secretários de Saúde). “Este reforço aumentará a imunidade contra a doença, essa autorização foi providencial, pois estamos notando um aumento dos casos positivos e internações”, declarou o presidente do Conselho, Rogério Leite.
Depois de meses no topo do ranking nacional da imunização, a campanha de vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul estacionou. Com milhares de vacinas nos estoques dos municípios, a SES pediu a liberação da 3ª dose para adultos na faixa etária de 50 anos na última semana.
Na ocasião, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, comentou que a campanha de imunização não tem se desenvolvido como o esperado. O secretário de Saúde afirma que MS tem uma grande quantidade de vacinas nos estoques. “Estamos cuidando o prazo de validade dessas vacinas”.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Prazo para envio da prova de títulos do ‘Enem dos Concursos’ encerra nesta sexta-feira
A prova de títulos é destinada aos candidatos selecionados em funções que exigem formações específicas
TSE derruba candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiu a candidatura do prefeito eleito em Bandeirantes, Álvaro Nackle Urt (PSDB). A decisão publicada nessa quinta-feira (10), se baseia na cassação de Urt como prefeito do município 69 quilômetros distante de Campo Grande, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020. De acordo com o TSE, essas infrações…
1 ano após assassinato de Eraldo, defesa de réu pede anulação de provas e de perícia sobre celular
Eraldo foi assassinado aos 42 anos no dia 11 de outubro de 2023
Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Homem pulou para para se esconder na casa de vizinhos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.