A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de ) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (17), resolução que libera a aplicação da dose de reforço (3ª dose) da vacina contra covid em pessoas a partir de 18 anos.

Conforme a publicação, as doses devem ser aplicadas de forma gradativa a partir de cidadãos com maior idade até chegar em pessoas com 18 anos. Também foi autorizada a redução do intervalo entre a 2ª e 3ª dose de 5 para 4 meses, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

O texto indica, ainda, que a vacina para dose de reforço deve ser, preferencialmente, da Pfizer. De forma alternativa, podem ser usados imunizantes da ou AstraZeneca.

Tomei vacina da Janssen, e agora?

De acordo com a SES, quem tomou o imunizante da Janssen, de dose única, deve tomar a 2ª dose da mesma vacina, com intervalo de 8 semanas entre as aplicações. Depois, com intervalo de 4 meses, poderá ser aplicada a dose de reforço, preferencialmente da Pfizer.

Novas regras

A ampliação da oferta da 3ª dose foi anunciada na terça-feira (16), durante entrevista coletiva do ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que toda a população adulta receba a dose de reforço até maio de 2022.

A medida já era esperada pelas entidades de saúde estaduais e recebeu apoio do Cosems (Conselho Estadual de Secretários de Saúde). “Este reforço aumentará a imunidade contra a doença, essa autorização foi providencial, pois estamos notando um aumento dos casos positivos e internações”, declarou o presidente do Conselho, Rogério Leite.

Depois de meses no topo do ranking nacional da imunização, a campanha de vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul estacionou. Com milhares de vacinas nos estoques dos municípios, a SES pediu a liberação da 3ª dose para adultos na faixa etária de 50 anos na última semana. 

Na ocasião, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, comentou que a campanha de imunização não tem se desenvolvido como o esperado. O secretário de Saúde afirma que MS tem uma grande quantidade de vacinas nos estoques. “Estamos cuidando o prazo de validade dessas vacinas”.