MS tem 3ª maior taxa de mortalidade por covid do país, aponta Fiocruz
Rejuvenescimento da pandemia representa uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e UTI
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul tem a 3ª maior taxa de mortalidade por Covid-19 do país, conforme boletim da Fiocruz, divulgado na última sexta-feira (7).
O Estado só fica atrás de Rondônia com índice de 1,8% no total de óbitos e Mato Grosso, com 1,7% no total de óbitos. O índice de mortalidade por Covid-19 em MS é de 1,6%.
Além dos três Estados citados, taxas de mortalidade elevadas foram verificadas no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná,Goiás e no Distrito Federal. Esse padrão gera um novo alerta para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste como críticas para as próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados, ainda segundo a Fiocruz.
Além disso, Mato Grosso do Sul aparece com outro alerta, que é no nível de muito alto de incidência da Covid-19, com taxa de 16,9%, ficando atrás apenas de Rondônia.
MS lidera na taxa de ocupação de leitos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com 101%. Outros oito estados também estão com taxas de ocupação superiores a 90%: Piauí (92%), Ceará (97%), Rio Grande do Norte (94%), Pernambuco (97%), Sergipe (99%), Paraná (92%), Santa Catarina (92%) e Distrito Federal (91%).
Rejuvenescimento da pandemia
A continuidade do processo de rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica, com adultos jovens e de meia-idade representando uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva.
O processo de rejuvenescimento da pandemia no Brasil é confirmado por meio desses novos dados. A semana epidemiológica 16 (SE 16)1
apresenta idade média dos casos internados de 57,1 anos, versus idade média de 62,7 anos na semana epidemiológica 1 (SE 1). Para óbito, os
valores médios foram 71,5 anos (SE 1) e 63,7 anos (SE 16). As curvas por idade simples para casos e óbitos, segundo semana epidemiológica
(Figura 1), permitem a inspeção visual do processo de rejuvenescimento, com deslocamento da curva em direção a faixas etárias mais jovens.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
ISMAC promove Festival de Judô como parte da programação do Mês Social do Cego
Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos possui uma das principais equipes de judô paralímpico do País, com três atletas na seleção brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.