A CIL (Central de Interpretação de ) foi reativada em Dourados nesta segunda-feira pela (Secretaria de Municipal de Educação) e Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social).

A Central de Interpretação de LIBRAS tem como objetivo promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade preservando seus direitos.

O horário de funcionamento da CIL é das 07:00 as 13:00 de segunda a sexta-feira e os usuários poderão solicitar estes atendimentos:

“In Loco” – O usuário solicita um agendamento com o profissional tradutor e intérprete de Libras, através do telefone 98418-8793/3411-7632 ou por e-mail cildourados@gmail.com.

O atendimento poderá ocorrer de forma simultânea com a tradução em tempo real de tudo que está sendo dito, ou pela tradução consecutiva para quando o surdo apresentar comprometimentos de ordem intelectual ou de sinalização gestual.

Presencial – O usuário ou órgão se dirige até a CIL e solicita o atendimento para a tradução de textos escritos, ligações telefônicas, agendamentos e outras solicitações que os usuários necessitarem.

Desde 2012, foram implantadas 37 CIL no Brasil em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e traslado.

A central está funcionando na Casa dos Conselhos, na rua João Rosa Góes esquina com a Joaquim Teixeira Alves, Nº395.