A prefeitura de Nova Andradina, cidade no sudeste de Mato Grosso do Sul, decretou novas medidas de restrição para minimizar o avanço da pandemia de Covid-19. Publicação de quinta-feira (27) determina toque de recolher das 16h às 5h a partir deste sábado (29).

O município recebeu bandeira vermelha na última atualização do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), quando há alto risco de transmissão do novo coronavírus. Além disso, o prefeito Gilberto Garcia (PL) considerou a alta taxa de ocupação de leitos nas redes pública e privada de saúde.

Portanto, até 6 de junho está vedado o funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais durante a restrição de circulação. Mesmo serviços considerados essenciais pelo programa do Governo do Estado, como supermercados e igrejas, não estão autorizados a abrir após esse horário.

A exceção se aplica a hospitais, farmácias, postos de combustíveis, mecânicas, borracharias, auto elétricas e comércio de gás de cozinha. Aos domingos, apenas os citados anteriormente podem abrir.

No caso dos estabelecimentos de alimentos, como restaurantes, padarias, lanchonetes e outros podem operar apenas no sistema delivery. Aos domingos, antes do toque de recolher, é permitida a venda por e no balcão, sendo vedado o consumo no local.

A venda de bebidas alcoólicas é permitida durante o período autorizado para circulação, sendo proibido após às 16h e totalmente vedado aos domingos. Por fim, trabalhadores que encerram o expediente após o toque de recolher têm 45 minutos de tolerância para se deslocar de volta para casa. 

Um outro decreto municipal revogou todos os alvarás para eventos também até 6 de junho. Estabelecimentos de ensino também devem suspender as atividades presenciais até a mesma data.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Nova Andradina tem 2.836 casos confirmados e 66 mortes pela Covid-19.