Confira: Pesquisa quer saber a opinião do campo-grandense sobre o centro da cidade
Objetivo é atualizar o Plano Local das Zonas Especiais de Interesse Cultural
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitura de Campo Grande está promovendo uma consulta pública para atualizar o antigo Plano Local das Zonas Especiais de Interesse Cultural da Região Urbana do Centro.
De acordo com o Executivo Municipal, o objetivo é incluir a população na readequação do documento que está passando por atualização. O novo texto irá considerar as mudanças como a requalificação da Rua 14 de Julho, a reforma do microcentro e o novo Plano Diretor. A aplicação dos questionários, que consiste inicialmente em um levantamento de campo, entre outras atividades, começou nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 19 de dezembro.
A consulta pública faz parte da metodologia de atualização do documento. Por meio do Plano de Mobilização Social, os cidadãos que frequentam a região central, comerciantes e entidades representativas têm a oportunidade de ajudar a construir ações que atendam às necessidades da população. Conforme uma das responsáveis pela mobilização, Julia Basso, a pesquisa em campo abrange 11 circuitos que serão contemplados em dias e horários distintos para atingir o maior número pessoas.
Frentes de trabalho
A mobilização possui três frentes de trabalho. A primeira será a aplicação de um questionário, tanto in loco quanto online, sobre a frequência que a pessoa vai ao centro da cidade, qual meio de transporte utiliza, o bairro em que trabalha, além de sugestões.
Será feita ainda uma observação da região central por especialistas, a fim de construir um relatório que vai abordar pontos como: as condições das calçadas, fluxo de pedestres, conforto térmico, segurança, iluminação, acessibilidade, meios de locomoção, estacionamentos, áreas de lazer, saneamento e dados ambientais.
Por fim, serão disponibilizados mapas interativos nos quais a população poderá preencher com suas percepções sobre o centro da Capital. Aspectos como locais de fácil acesso, presença de transporte público, acessibilidade, segurança, limpeza, moradia, atividades culturais, serviços de saúde, educação e comércio poderão ser avaliados pelos campo-grandenses.
Os eixos do novo Plano Local são: atualizar a legislação urbanística e revisar os instrumentos de gestão do solo; ampliar as opções de moradia no centro; fomentar o desenvolvimento econômico; otimizar e potencializar os espaços públicos; valorizar o patrimônio cultural e estruturar a parte administrativa das ações.
Pesquisa
Toda a população pode colaborar com a pesquisa/diagnóstico. Basta acessar o questionário online clicando aqui e participar das reuniões abertas que serão realizadas em 2022.
Os representantes de entidades, instituições e associações também devem contribuir em um formulário exclusivo para estes setores neste link.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.