Prefeitura tem 5 dias para suprir falta de leitos de UTIs para pacientes com Covid-19 em Dourados
O Governo do Estado e a Prefeitura de Dourados têm até próxima quarta-feira (8) para dar explicações ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul ) sobre denúncia de insuficiência de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com o novo coronavírus na cidade. A Justiça também determina que em cinco dias […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo do Estado e a Prefeitura de Dourados têm até próxima quarta-feira (8) para dar explicações ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul ) sobre denúncia de insuficiência de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com o novo coronavírus na cidade.
A Justiça também determina que em cinco dias o município de Dourados concretize os leitos UTI adulto habilitados e reclassificados para atendimento COVID-19. A ação também exige que a Prefeitura disponibilize equipamentos (hospitalar e testes laboratoriais) e equipes de saúde (médicos, responsável técnico, enfermeiros, demais profissionais de saúde), para garantir funcionamento contínuo e ininterrupto desses leitos.
A intimação da Justiça, feita em atendimento à Ação Civil Pública Cível número 0900041-28.2020.8.12.0002, foi expedida em nome do procurador Paulo César Branquinho, representando o Estado de Mato Grosso do Sul e do procurador-geral do Município, Sérgio Henrique Pereira de Araújo.
Na Ação também foi solicitado que a administração municipal negocie, também em caráter de urgência, novo contrato com hospital privado, mas por disponibilidade, e quando a taxa de ocupação dos 48 leitos pactuados, habilitados e reclassificados, superar 50%, tome medidas para ampliação da estrutura de atendimento, além de transferir para o Estado a regulação dos leitos de UTI.
Caso as medidas não sejam cumpridas, o Município receberá multa diária de R$ 50. No caso da prefeita Délia Razuk (PTB), “quem efetivamente tem o poder imediato de determinar as medidas necessárias para atendimento do mandamento judicial”, a multa é de R$ 10 mil por dia.
Outro lado
Na avaliação do procurador-geral do Município, Sérgio Henrique Pereira de Araujo, na verdade existe uma série de pontuações feita pelo MPMS que estão em desacordo com o que realmente está sendo feito pelo município. “No nosso entendimento há equívoco do Ministério Público, mas isso vai ser bem construído e apresentado dentro do prazo legal”, disse o procurador.
Dentre essas inconsistências, segundo o procurador, está o pedido de abertura de mais leitos. “O município já usou toda a estrutura de leitos. Nós estamos, inclusive, com dificuldades em alguns leitos abertos porque não há profissional na área. Então nós temos aqui dificuldades do ponto de vista físico e não do ponto de vista administrativo. Há questões de força maior”, explica Sérgio Henrique.
O procurador também também explicou à reportagem do Jornal Midiamax , que a questão da regulação da microrregião é um fator que tem que ser levado em conta. “Nós temos um cuidado muito grande e já estamos trabalhando na construção de um Comitê Regional um para fazer fluir esse trabalho. Ou seja, o Município está muito atendo e não mediu esforços para fazer o que é necessário para controlar a pandemia”, pondera.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.